Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Homem é enterrado vivo e retirado de túmulo horas depois #boato

Homem é enterrado vivo e retirado de túmulo horas depois #boato

Boato – Vídeo mostra homem que foi enterrado vivo pela família por causa de erro médico sendo retirado por policiais de túmulo no cemitério.

Com a “era dos smartphones”, qualquer lugar e qualquer situação viraram motivos para fotos e vídeos serem compartilhados por aí. Uma das últimas filmagens que “virou coqueluche” na internet mostra um homem sendo retirado de um túmulo de um cemitério por policiais.

As imagens, que são impressionantes, começaram a circular no WhatsApp sem descrição alguma (em algumas situações, imagens valem mais do que palavras). Porém, não demorou muito para uma história surgir e ilustrar o vídeo.

De acordo com mensagens, o homem teria sido enterrado vivo pela família por causa de um “erro médico” e começado a gritar dentro do túmulo. Depois disso, os policiais foram chamados e tiraram o sujeito de lá. Leia as mensagens que circulam online:

Confira o desmentido em vídeo

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Versão 1: Família enterra parente horas depois couveiro ouve gritos vindo do túmulo e chama a polícia os policiais resgatam o morto vivo Versão 2: Por erro médico, família enterra homem vivo. Coveiros escutaram gritos de socorro vindo da gaveta do suposto defunto e avisaram a polícia. Não é que estava vivo!

Vídeo mostra homem que foi enterrado vivo e retirado de túmulo horas depois?

É claro que a mistura entre “história bombástica” e “vídeo incrível” fez a mensagem viralizar (só a versão do Facebook rendeu mais de 5 milhões de visualizações). Mas será mesmo que a história que circula online é real? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Quando batemos o olho na mensagem, já imaginávamos que ela tinha grandes chances de ser falsa. O primeiro motivo está na própria mensagem: vaga, alarmista, com erros de português (destaque para o “couveiro”) e sem citar fontes confiáveis. Ao buscar sobre a tal história de “erro médico”, nada encontramos.

Alguns fatores lógicos também enfraquecem a tese. Como que o sujeito iria sair de dentro do túmulo direto para o lado de fora? Normalmente, as pessoas são enterradas em caixões. Outro ponto: como um sujeito “dado como morto” pode sair consciente do túmulo? Em meio a todas essas questões, buscamos pela origem do vídeo e chegamos à verdade. O mais incrível que é a história real faria tanto sucesso quanto a fake news.

O caso aconteceu no Acre. Um homem que, de acordo com a polícia, tem distúrbios mentais soube que o seu pai faleceu na cidade de Tarauacá e que ele havia perdido o velório. Ele, que mora na cidade de Feijó, andou (isso mesmo) quase 50 km, chegou ao cemitério, invadiu o túmulo e ficou preso. Os policiais tiveram que o retirar do local. Triste história retratada aqui, aqui e aqui.

Resumindo: a história que aponta que um homem foi enterrado vivo e depois retirado do túmulo é falsa. Na realidade, o vídeo retrata um homem que se desesperou com a morte do pai e invadiu o túmulo dele depois de andar por 50 km no Acre.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.