Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > É falso que homem de Flórida Paulista que disse que RS tinha que ser varrido pela água foi jogado em um rio com as mãos amarradas

É falso que homem de Flórida Paulista que disse que RS tinha que ser varrido pela água foi jogado em um rio com as mãos amarradas

Homem de Flórida Paulista que falou que o Rio Grande do Sul tem que se afogar foi jogado com mãos amarradas em um rio, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Um homem da cidade de Flórida Paulista (SP) falou que o Rio Grande do Sul teria que ser varrido pela água foi jogado com as mãos amarradas em um rio.

Análise

Infelizmente, a internet não é apenas um espaço para manifestações de solidariedade em relação às enchentes no Rio Grande do Sul. Discursos de ódio e mentiras também estão sendo compartilhadas com força na internet. A história de agora mistura tudo isso.

Tudo começou quando um cidadão de Flórida Paulista gravou um vídeo completamente infeliz falando da situação do Rio Grande do Sul. Entre outras coisas, ele disse que o Rio Grande do Sul teria que ser varrido pelas águas. A partir da fala dele, descobriram que o sujeito havia sido candidato a vereador em Flórida Paulista.

Vídeo: é falso que Lula parou doações em Lajeado e Encantado destruiu donativos

Não demorou para aparecer um suposto desdobramento da história. De acordo com publicações, principalmente no WhatsApp, ele teria sido jogado em um rio com as mãos amarradas após a fala sobre o Rio Grande do Sul.

Checagem

Como vocês viram, o ódio gera ódio. Para tentar estancar isso, vamos fazer a checagem do conteúdo respondendo a algumas perguntas: 1) Quem é o sujeito de Flórida Paulista que fez o vídeo sobre as enchentes do Rio Grande do Sul? 2) O homem de Flórida Paulista foi jogado com as mãos amarradas em um rio? 3) De onde é o vídeo do homem que foi jogado com as mãos amarradas em um rio?

Quem é o sujeito de Flórida Paulista que fez o vídeo sobre as enchentes do Rio Grande do Sul?

O conteúdo compartilhado na internet tem a marca d’água de uma pessoa chamada Amarildo Fernandes. Há uma pessoa com esta imagem no Facebook que aponta que é uma pessoa de Flórida Paulista. Ainda nas postagens em questão há prints de que ele teria sido candidato a vereadores por diversos partidos na cidade (o PT não está entre eles). Nas redes sociais, há postagens a favor de Lula.

O homem de Flórida Paulista foi jogado com as mãos amarradas em um rio?

Não. Não consta em nenhuma fonte confiável qualquer informação que aponte para este tipo de crime bárbaro contra o sujeito que deu a declaração sobre o Rio Grande do Sul. Além disso, o vídeo nada tem a ver com a questão.

De onde é o vídeo do homem que foi jogado com as mãos amarradas em um rio?

Ao fazermos uma busca sobre o assunto, descobrimos que o vídeo é, na realidade, na região da Martinica (na América Central). Em agosto de 2023, o traficante venezuelano Reinaldo Fuentes Campos foi sequestrado e punido por traficantes do México. Ele foi assassinato por perder uma carga de drogas do cartel.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que o homem de Flórida Paulista que falou sobre o Rio Grande do Sul tenha sido assassinado ao ser jogado com as mãos amarradas em um rio. O vídeo é de 2023 e é relativo a um caso que ocorreu na Venezuela.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).