Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Heineken está vendendo cerveja premium quality (inferior) como se fosse puro malte #boato

Heineken está vendendo cerveja premium quality (inferior) como se fosse puro malte #boato

Heineken está vendendo cerveja premium quality (inferior) como se fosse uma puro malte, diz boato (foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra homem denunciando que a Heineken está vendendo cerveja inferior, de rótulo “premium quality”, como se fosse uma cerveja puro malte.

Nesta semana, o governo editou um decreto que muda regras na fabricação da cerveja. Na medida, que causou polêmica, não constam limites de uso de adjuntos cervejeiros (milho, arroz e outros cereais). As reações já podem ser vistas em publicações na internet. Uma delas trata diretamente da marca Heineken.

Um vídeo, de um homem com duas garrafas de Heineken, viralizou na internet. O homem aponta que a marca modificou a fórmula que era “puro malte” e tinha um rótulo “puro malt lager” para uma “inferior” com o rótulo “premium quality”. Confira a mensagem e a transcrição do vídeo que viralizou online (e não vamos exibir aqui):

Transcrição: Pessoal, resolvi fazer esse vídeo para vocês para explicar a malandragem, que o pessoal é malandro e o que gostam de fazer para cima da gente. Tem muito lugar que você vai comprar, tá aqui, puro malt lager. Aí, a mesma garrafinha, premium quality. Bem inferior.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Então, fique bem rápido amigo, não compre gato por lebre. Vê se está escrito puro malte porque você pode estar pagando a puro malte e bebendo a premium quality. Se lascou? Abre os óio, bebedor de Heineken.

Mensagem: Palhaçada hein Heineken, enganando consumidor. Pessoa compra achando que é puro malte. E leva gato por lebre. Heineken palhaçada!

Heineken está vendendo cerveja premium quality (inferior) como se fosse puro malte?

A filmagem foi muito compartilhada na internet e deixou muita gente em alerta. Mas será mesmo que a história que circula na internet é real? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Quando nos deparamos com o conteúdo, já ficamos desconfiados. Além de não ser nada científico, ele tem algumas das principais características de boatos online (vaga, alarmista, com erros de português e sem citar fontes confiáveis). Mais do que isso, ao buscar sobre a tal “série diferenciada” da Heineken, nada encontramos.

Com dúvidas, recorremos à própria empresa. Foi aí que descobrimos que a informação que fala de “cerveja inferior” não procede. Na realidade, foi apenas uma troca de rótulos (o novo é o pure malt lager) em fase de transição. Leia o que nos foi dito:

O Grupo HEINEKEN no Brasil informa que, referente ao vídeo que tem circulado nas redes sociais, sobre as diferentes embalagens de Heineken, a arte das garrafas da marca sofreu alterações nos últimos anos, com objetivo de reforçar suas credenciais de qualidade, sem qualquer alteração no líquido, sempre mantendo seu sabor de qualidade desde 1873. Em 2019, especificamente, houve uma troca na parte frontal do rótulo, passando de “Premium Quality” para “Pure Malt Lager” e por uma questão de distribuição, ainda é possível encontrar nos estabelecimentos produtos com ambas as embalagens.

A própria empresa tratou de esclarecer o conteúdo de outro vídeo que viralizou (em que uma marca “sabor Heineken” é colocada em uma lata da cerveja Bavaria). Leia o que foi dito:

O Grupo HEINEKEN no Brasil desconhece a origem deste vídeo que caracteriza uma clara violação da embalagem original da cerveja Bavaria, dos direitos de propriedade intelectual e uso indevido da marca Heineken. O Grupo reforça que as marcas apresentam receitas específicas e características totalmente distintas para públicos distintos, que são garantidas por um padrão rígido de qualidade durante todo o processo cervejeiro.

Resumindo: a denúncia que aponta que a Heineken está vendendo uma cerveja de qualidade inferior com o rótulo “premium quality” é falsa. Não passa de mais um boato que circula na internet. Não acredite e não compartilhe.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.