Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Golpe cita doação de produtos da Havan para quem responder a quiz e pagar frete

Golpe cita doação de produtos da Havan para quem responder a quiz e pagar frete

Havan está doando produtos que não podem ser vendidos para quem responder a quiz e pagar frete, diz boato (Foto: Reprodução/Meta)

Boato – A Havan está doando uma série de produtos que não podem ser mais vendidos para quem responder a um quiz e pagar valor simbólico de frete do produto.

Análise

O nome e (principalmente) a voz de Luciano Hang tem sido utilizados em muitos golpes nos últimos tempos. A última das histórias que tivemos acesso aponta para uma suposta ação das Lojas Havan.

De acordo com a mensagem, Luciano Hang teria anunciado que a Havan teria iniciado uma campanha para doar produtos que não poderiam ser vendidos. Para isso, só seria preciso responder a um quiz e pagar pelo frete. Leia:

Vídeo: é falso que Lula parou doações em Lajeado e Encantado destruiu donativos

Mensagem: Seu Dia de Sorte Chegou, Responda isso Hoje e Ganhe Presentes na Caixa. nós da Havan iniciamos a campanha a van para você nessa campanha nós doaremos aos consumidores produtos que não podem ser mais vendidos produtos que já saíram de linha e produtos que tem algum Arraso ou amassado na embalagem não temos outra escolha escolhemos ajudar e você pode ser premiado não perde tempo e clica e saiba mais para participar

Texto no site: Pesquisa Exclusiva Havan para você Seja bem-vindo(a), pesquisa especial da Havan Para Você, onde a qualidade e a inovação se encontram para transformar a sua experiência! Participe e concorra aos prêmios exclusivos Havan. Está pronto(a) para se juntar ao Ecossistema Havan? Então vamos lá! COMEÇAR

PARABÉNS! Realize o resgate do seu BRINDE EXCLUSIVO da Havan Para Você. Você concluiu a nossa pesquisa exclusiva Havan Para Você, como forma de agradecimento você acaba de ganhar um BRINDE GRÁTIS da nossa queima de estoque! Clique no botão RESGATAR abaixo para receber o seu prêmio exclusivo e aproveitar o Ecossistema Havan! Agradecemos pela sua participação e esperamos que desfrute dos produtos de alta qualidade e praticidade que a Samsung oferece. RESGATAR

Checagem

Vamos fazer a checagem do conteúdo respondendo a algumas perguntas. São elas: 1) A Havan está doando produtos que não podem ser vendidos para quem responder a um quiz? 2) É verdade que Luciano Hang fez o tal anúncio de doação da Havan? 3) O que acontece se você seguir todos os passos da mensagem com a fala falsa de Luciano Hang?

A Havan está doando produtos que não podem ser vendidos para quem responder a um quiz?

Não. Assim como nos outros casos, a história não passa de um golpe. Não consta em nenhuma fonte confiável ou oficial que aponte que a Havan esteja realizando a tal ação de doações. Além disso, o vídeo de Luciano Hang tem uma explicação.

É verdade que Luciano Hang fez o tal anúncio de doação da Havan?

Não. Na realidade, se trata de um vídeo que foi dublado com o uso de ferramentas de inteligência artificial. Isso já foi feito em outros casos desmentidos no Boatos.org como aqui, aqui e aqui. Só por desencargo, buscamos por referências do assunto em fontes confiáveis. Como era de se imaginar, nada encontramos.

O que acontece se você seguir todos os passos da mensagem com a fala falsa de Luciano Hang?

O modus operandi é o mesmo: um anúncio de um site falso de uma empresa famosa é colocado em redes sociais. A pessoa é instada e entrar no site, responder às questões do quiz e, no final, é direcionada a um site que vai pegar os seus dados e pedir que você pague o frete.

Se você seguir todos os passos descritos na mensagem, vai perder o seu dinheiro. Na realidade, o intuito dos golpistas é angariar este dinheiro. Por isso, recomendamos que você não entre no site em questão e não faça qualquer pagamento.

Conclusão

Golpe ⚠️

A história que aponta que Luciano Hang anunciou que a Havan está doando produtos para quem responder a um quiz e, no final, pagar o frete de um produto é falsa. Trata-se de um golpe que se utiliza de anúncios pagos e inteligência artificial para roubar o seu rico dinheirinho.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).