Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Hasan Rabee não é “terrorista” e não tem ligação com o Hamas

Hasan Rabee não é “terrorista” e não tem ligação com o Hamas

Hasan Rabee é um palestino terrorista do Hamas que chegou ao Brasil, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – O palestino Hasan Rabeen faz parte do grupo terrorista Hamas e chegou ao Brasil escondido. 

Análise

Os conflitos entre Israel e o grupo extremista Hamas continuam intensos e, depois de muito tempo, um grupo de brasileiros e parentes que estavam na Faixa de Gaza conseguiram voltar ao país.

Enquanto isso, fake news sobre o assunto têm inundado as redes sociais. Exemplo disso é a história de hoje. De acordo com ela, Hasan Rabee é um palestino terrorista do Hamas que ganhou cidadania brasileira para deixar a Faixa de Gaza. Ainda segundo a história, Hasan Rabee teria vindo para o Brasil com o último grupo de brasileiros retirados da Faixa da Gaza. Confira:

Versão 1: “Hasan Rabee, mesmo sendo praticamente Terrorista do Hamas ganhou a Cidadania Brasileira pela via da fraude durante os 15 anos de Desgoverno da quadrilha petista e agora trabalha para um tipo de Ministério da Propaganda do Hamas que tem o Brasil de Nine como Base na América do Sul”.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 2: “Acho que muitos aqui , já devem saber que no grupo do Brasil ,que tem 34 pessoas , 10 são palestinas …. E entre estes 10 palestinos ,quem mais fala com a imprensa,e esse Hasan Rabee !  Vejam a mentira que ele propaga . Eu tô achando que esse Hasan , é terrorista do HAMAS !”.

Versão 3: “Hasan Rabee é palestino, ganhou cidadania brasileira em 2014, ganha a vida vendendo acessórios para celulares e coincidentemente viajou para Palestina 15 dias antes do ataque terrorista. O Hamas não permite a saída de palestinos, mas Hasan conseguiu”.

A partir daí, investigamos toda essa história e vamos te responder se ela é confiável ou não: 1) Hasan Rabee fez as postagens em questão? 2) Hasan Habee é, então, um terrorista do Hamas? 3) Todo palestino é um terrorista do Hamas?

Checagem

Hasan Rabee fez as postagens em questão?

Sim. De fato, Hasan Rabee publicou mensagens extremistas em suas redes sociais, em 2015. No Jornal Nacional, ele comentou a situação e disse não se lembrar das publicações. Hasan Rabee também enfatizou que é contra a violência e que se fez as publicações, certamente, foi em um momento de raiva. Ele ainda destacou que é a favor da resolução do conflito e da existência dos dois estados – Palestina e Israel. Após a entrevista, Hasan Rabee apagou as publicações.

Hasan Habee é, então, um terrorista do Hamas?

Não. Essa teoria não se sustenta. Para começo de história, o governo de Israel fez uma triagem bastante detalhista e qualquer pessoa que tivesse alguma ligação com o Hamas seria barrada e presa. As publicações feitas por Hasan Habee foram totalmente infelizes e merecem repúdio, mas é só. As mensagens são bastante antigas (de 8 anos atrás) e não provam nada.

Além disso, recentemente, ele não se envolveu em nenhum tipo de controvérsia. Se isso não bastasse, Hasan Habee também se pronunciou sobre o assunto. Em sua página pessoal no Instagram, ele afirmou ser contra a violência e às armas. Ele também afirmou que busca a paz entre Israel e a Palestina e que todas as mortes resultantes do conflito são injustificáveis. Leia:

Muitas notícias falsas e fake news estão sendo divulgadas. Algumas estão tentando nos calar . Sou contra a agressão e a violência e armamentos Procuramos a paz entre Israel e a Palestina. Nada justifica matar algema nos dois lados de quem for

Todo palestino é um terrorista do Hamas?

Definitivamente, não. E essa é uma afirmação completamente preconceituosa e distorcida. Os palestinos, assim como os israelenses, estão vivendo no meio do conflito. Cada lado vive uma situação e, por conta disso, possui uma visão sobre o assunto. Porém, todos eles desejam o fim do conflito e dos ataques. Palestinos e israelenses querem viver em paz e seguros em seus territórios. Ser palestino não significa fazer parte do Hamas, bem como ser israelense não significa apoiar os ataques na Faixa de Gaza.

Conclusão

Fake news ❌

Hasan Rabee não é um palestino terrorista do Hamas. Hasan Rabee chegou ao Brasil com o último grupo de brasileiros (e seus parentes) retirados da Faixa de Gaza. A história começou a circular por causa de publicações antigas de Hasan. As mensagens falavam sobre ser um bom momento para um ônibus explodir em Israel. As publicações foram feitas em 2015.

Quando questionado sobre o assunto, Hasan Rabee afirmou não se lembrar das mensagens e disse que, se postou mesmo, certamente foi em um momento de raiva. Ele ainda destacou que não é a favor da violência e gostaria que Israel e Palestina resolvessem a situação e os dois lados pudessem viver em paz. As publicações foram apagadas. Não existe nenhum indício de que Hasan Rabee tenha alguma ligação com o Hamas.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)