Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Guerra Civil é declarada no Brasil por causa da Reforma da Previdência e OAB #boato

Guerra Civil é declarada no Brasil por causa da Reforma da Previdência e OAB #boato

Boato – Por causa da reforma da Previdência e posicionamento da OAB “a favor do povo”, guerra civil será declarada no país. 

A Ordem dos Advogados do Brasil é uma entidade de peso. Conhecida por sua trajetória no combate à corrupção e esforço por mais transparência no poder público, a entidade já foi protagonista de muitas campanhas Brasil adentro. O último posicionamento da entidade foi contra a reforma da Previdência, proposta do governo que tem gerado muitas polêmicas entre trabalhadores.

Após o anúncio da OAB, começou a circular na internet uma notícia que fala que este é a deixa para uma guerra civil no país. Leia trechos do texto (cortamos a maioria dele por causa que era só um amontoado de opiniões).

GUERRA CIVIL ACABA DE SER DECLARADA NO BRASIL – OAB SE POSICIONA A FAVOR DO POVO

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

A OAB acaba de se posicionar oficialmente contra a reforma da Previdência e a favor de todo o povo brasileiro. Precisamos compartilhar para todos os nossos amigos e familiares esta grande conquista, pois, agora sim, se o Governo Temer não recuar e efetivamente iniciar um “bom mandato”, será desencadeada uma guerra civil nunca antes vista no Brasil.

Guerra civil é declarada no Brasil por causa da Reforma da Previdência e OAB?

Sem rodeios ou meias palavras, claro que a história é falsa. E mais uma vez estamos aqui para dizer que essa história de guerra civil no Brasil não faz o menor sentido. Vamos aos fatos.

A matéria segue a cartilha de muitos boatos políticos na internet: mistura um fato (a OAB, de fato, se posicionou contra a reforma), um amontado de opiniões (contrárias a Reforma da Previdência) e joga “a bomba” (o Brasil vai entrar em guerra). Sim, porque quando pesquisamos qualquer assunto relacionado a uma guerra civil declarada, temos zero resultados encontrados (só o texto do boato).

Mas essa história de Guerra civil é um exagero que, diga-se de passagem, se assemelha mais a um pedido “desesperado” de intervenção militar do que um debate sobre a aposentadoria no Brasil e que já foi “aclamado” em outros momentos políticos. Se você duvida, relembra esse áudio que falava que a guerra civil no país seria declarada por causa da Dilma e do PT. 

Resumindo: por falta de provas e de argumentos lógicos, podemos afirmar que não há nenhuma guerra civil declarada no Brasil. Há sim protestos contra a reforma da Previdência. Mas, felizmente, estamos longe de uma guerra.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão das leitoras Mara Guimarães, Rita Furman, Sâmya Chalub e diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.