Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > É falso que haverá greve ou paralisação de caminhoneiros em janeiro de 2024

É falso que haverá greve ou paralisação de caminhoneiros em janeiro de 2024

Greve (paralisação) dos caminhoneiros em janeiro de 2024, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – Haverá uma paralisação de caminhoneiros no dia 14 de janeiro de 2024 e que greve vai parar o Brasil.

Análise

Está circulando na internet uma mensagem (com cara de convocação) que aponta que caminhoneiros estão se organizando em um movimento a favor da direita brasileiro e ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

A última das histórias apontam que já há até uma data para a nova greve. A paralisação que iria (desculpem a redundância) parar o Brasil aconteceria no dia 14 de janeiro de 2024 e seria de apoio à direita e contra a “prisão de Bolsonaro”. Leia a mensagem que circula na internet.

PARALISAÇÃO DOS CAMINHONEIROS A PARTIR DE 14 DE JANEIRO, 2024 • Contra a censura • Contra a perseguição à direita PARA TUDO! • Contra a prisão sem motivo de Bolsonaro Em respeito aos agricultores CAMINHONEIROS COMERCIANTES
TODOS OS CIVIS PAREM TODOS OS SERVIÇOS. MOSTREM SUA INDIGNAÇÃO 14 DE JANEIRO OU AGIMOS AGORA OU SEREMOS MORTOS AMANHA! SOMOS 80 MILHÕES!

Vídeo: é falso que médico favorável a Ivermectina ganhou prêmio de Melhor Cientista do mundo

Checagem

Não só a postagem se espalhou em redes sociais como a imagem também se espalhou no WhatsApp. Por isso, aqui estamos para checar o conteúdo respondendo as seguintes questões: 1) É verdade que haverá uma greve da caminhoneiros em janeiro de 2024? 2) Há alguma chance de ocorrer uma paralisação de caminhoneiros nos próximos tempos? 3) Os motivos podem acarretar em uma greve como a citada?

É verdade que haverá uma greve da caminhoneiros em janeiro de 2024?

Não é verdade. Ao buscar pelo assunto, nada encontramos qualquer informação sobre a tal greve dos caminhoneiros para o mês de janeiro deste ano. Assim como outras fake news, ela simplesmente brotou em redes sociais com o intuito do “se colar, colou”. Mas a realidade é que não vai “colar”.

Há alguma chance de ocorrer uma paralisação de caminhoneiros nos próximos tempos?

Não, pelo menos por enquanto. Não é a primeira vez desde que ocorreu a única greve real (em maio de 2018) que circulam fake news que apontam para uma paralisação de caminhoneiros. Não há qualquer cenário sobre isso e muito menos greves ocorrem por questões políticas.

Os motivos podem acarretar em uma greve como a citada?

Não. A greve de maio de 2018 ocorreu por razões relacionadas à classe (como o preço do frete) e contou, inclusive, com a anuência de alguns donos de transportadoras. Não houve razões políticas para a paralisação. E mais: nunca haverá uma paralisação de uma classe (que tem interesses corporativistas) por conta de questões político partidárias.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que caminhoneiros vão realizar uma paralisação ou uma greve por questões políticas em janeiro de 2024. Trata-se de mais uma fake news sobre o assunto que está circulando na internet.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)