Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Governo não recusou “toda” ajuda do Uruguai para o RS, mas declinou de algumas ofertas do país vizinho

Governo não recusou “toda” ajuda do Uruguai para o RS, mas declinou de algumas ofertas do país vizinho

Governo recusou ajuda do Uruguai para enchentes do Rio Grande do Sul, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – O governo do Brasil acabou recusando toda ajuda do Uruguai para as enchentes do Rio Grande do Sul.

  Análise

A situação trágica das enchentes no Rio Grande do Sul também está gerando uma guerra de narrativas políticas. Neste sentido, há distorção da realidade de quem é contra e quem é a favor do governo. Isso ocorreu em um caso que envolve o Uruguai.

Tudo começou com uma notícia da Folha de S.Paulo que aponta que o governo recebeu a oferta de lanchas, avião e drones para ajudar no resgate de vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, mas a recusou. A partir daí, se começou a criar uma narrativa de quem o governo estaria sendo negligente por não aceitar a ajuda do país vizinho.

Confira o desmentido em vídeo:

Vídeo: é falso que Lula foi flagrado beijando Suzanne von Richtofhen

Checagem

Este é um caso no qual não há uma verdade absoluta. Pensamos muito antes de fazer a checagem, mas achamos de bom tom delimitar até que ponto a história da recusa é real e é falsa.

Na checagem, vamos abordar os seguintes tópicos: 1) É verdade que o governo Lula recusou toda ajuda do Uruguai para o resgate de vítimas no Rio Grande do Sul? 2) Houve negligência do governo ao negar a oferta do avião por parte do Uruguai? 3) É correto Lula e a Secom classificar as notícias que circularam como “fake news”?

É verdade que o governo Lula recusou toda ajuda do Uruguai para o resgate de vítimas no Rio Grande do Sul?

Não é verdade. A primeira matéria (que infelizmente é protegida por paywall) é clara ao apontar que a recusa do governo foi relativa à oferta de um avião que carregaria lanchas e drones. E isso é verdade.

Porém, o próprio governo, em nota publicada pela Secretaria de Comunicação Social, apontou que o governo não recusou “toda” a ajuda do Uruguai. Tanto que aceitou a oferta de um helicóptero para que fosse realizado o resgate de vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul.

O Ministério de Defesa do Uruguai também publicou um vídeo falando da chegada do helicóptero FAU 034 a Porto Alegre. Não constava esta informação de aceitação de ajuda na matéria inicial da Folha.

Houve negligência do governo ao negar a oferta do avião por parte do Uruguai?

Há uma justificativa por parte do governo federal para a negativa da oferta do avião, drones e lanchas do Uruguai: de que a aeronave não seria a mais indicada para este tipo de operação e que não haveria pistas de pouso disponíveis no aeroporto de Porto Alegre para o receber. Veja a nota da Secom:

a avaliação técnica foi a de que o aparelho, em razão de suas características, não seria adequado para o tipo de operação exigida e a infraestrutura aeroportuária disponível.

Considerando ainda que já há no Rio Grande do Sul avião em operação da frota brasieira [sic] com a mesma funcionalidade do ofertado, a conclusão foi a de que não havia necessidade desse tipo de aeronave.

É correto Lula classificar as notícias que circularam como “fake news”?

A nota serviu para ajudar a esclarecer o caso, mas não é certo classificar a alegação de que Lula “recusou ajuda do Uruguai” como “fake news”. De um ponto de vista, houve  (independentemente do motivo) a recusa a um tipo de ajuda. O que não houve foi a negativa de toda e qualquer ajuda.

Frisamos que é importante que se tenha um cuidado na hora da classificação de um conteúdo (nós temos este cuidado) para que não haja a classificação de toda e qualquer crítica a ações do governo como pura e simplesmente fake news.

Conclusão

Exagerado 🗣️

Não houve negligência do governo federal na questão da ajuda do Uruguai e houve, inclusive, ofertas aceitas. porém, não podemos também “cravar” que não houve qualquer tipo de negativa. Na nossa classificação, a alegação entra como “exagerado” (assim como é exagerado o governo classificar as notícias sobre o assunto “avião, drones e lanchas” como fake news).

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm