Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Golpe cita falso concurso para agentes da educação em escolas públicas no gov.br

Golpe cita falso concurso para agentes da educação em escolas públicas no gov.br

Governo abriu concurso público para agentes da educação no site gov.br, diz boato (Foto: Reprodução/Meta)

Boato – O governo federal abriu concurso público com 15 mil vagas para agentes da educação em escolas públicas. A inscrição seria feita no site gov.br e as provas já estariam confirmadas.

Análise

Tem circulado em redes sociais anúncios patrocinados que prometem uma oportunidade imperdível: um suposto concurso público aberto pelo governo federal para agentes da educação em escolas públicas.

De acordo com as mensagens, seriam ofertadas 15 mil vagas com estabilidade, salário fixo e provas já agendadas. Além disso, o processo seletivo seria gratuito e o anúncio direcionaria o interessado para um site vinculado ao portal gov.br.

Após visualizar o anúncio, os usuários são levados a uma página de inscrição que solicita dados pessoais como CEP, CPF e endereço. No fim do processo, uma taxa é cobrada. A promessa é de participação em um programa chamado PNAE — Programa Nacional de Agentes da Educação. Veja a íntegra da mensagem que está circulando:

Atenção! O Governo Federal acaba de abrir 15 mil vagas no novo programa para atuação em escolas públicas. É a sua chance de conquistar estabilidade, com provas confirmadas e participação gratuita. As inscrições já estão ativas e são limitadas por região. Garanta a sua antes que encerrem!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS QUER FAZER PARTE DE ALGO MAIOR? O Governo Federal abriu um novo processo seletivo para Agentes da Educação profissionais que irão atuar dire-tamente nas escolas públicas da sua região. – Com salário fixo, estabilidade e jornada oficial Provas com datas definidas Sem pagar nada para participar O nome já está nos portais: PNAE – Programa Nacional de Agentes da Educação Veja agora como se inscrever. As vagas são limitadas! GOV.BR

Checagem

O conteúdo gerou dúvidas em muitos internautas, que nos procuraram para verificar a veracidade da informação. Para checar, vamos responder a três perguntas: 1) O governo abriu concurso para agentes da educação no site gov.br? 2) O que acontece se você entrar no site que cita o concurso para agentes da educação no site gov.br? 3) O governo se pronunciou sobre o assunto?

O governo abriu concurso para agentes da educação no site gov.br?

Não. Não existe nenhum concurso nacional oficial para agentes da educação sendo promovido pelo governo federal no portal gov.br. Vale lembrar que a maioria das contratações para escolas públicas no Brasil é de responsabilidade de estados e municípios, não da União. O programa mencionado, chamado “Programa Nacional de Agentes da Educação”, simplesmente não existe nos registros do governo federal.

O que acontece se você entrar no site que cita o concurso para agentes da educação no site gov.br?

Ao acessar a página indicada nos anúncios, o usuário é direcionado a um site fraudulento que simula uma página oficial do governo. Lá, a pessoa é induzida a fornecer dados pessoais, como CEP e CPF. No final do processo, uma cobrança indevida é solicitada sob o pretexto de uma “taxa de confirmação de inscrição”. Este é um golpe clássico de phishing, com potencial para roubo de dados e fraudes financeiras.

O governo se pronunciou sobre o assunto?

Sim. O próprio Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) já emitiu um alerta oficial afirmando que o suposto Programa Nacional de Agentes da Educação é fictício e que as mensagens veiculadas em redes sociais são parte de um golpe. O órgão reforça que quaisquer vagas ou concursos públicos legítimos são divulgados exclusivamente por canais oficiais do governo e jamais exigem pagamento para participação. Leia nota:

FNDE alerta para golpe envolvendo falsas vagas em programa fictício de “Agentes da Educação” Portal utiliza informações falsas para divulgar certame inexistente; FNDE e MEC reforçam que não há processo seletivo em andamento com essas características O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o Ministério da Educação (MEC) vêm a público esclarecer que as informações divulgadas no site https://gov.agentesdaeducacao.org/ são fraudulentas. A página em questão não possui qualquer vínculo com o Governo Federal, o MEC ou o FNDE, e não há processo seletivo oficial em andamento com as características ali descritas. […]

A suposta iniciativa, denominada “Programa Nacional de Agentes da Educação (PNAE)”, é uma tentativa de golpe. O conteúdo publicado nesse site, incluindo a promessa de 15 mil vagas, alegada parceria entre Governo Federal, MEC e municípios, e cronograma de provas para os meses de julho e agosto, é totalmente falso. Ressaltamos que o PNAE é, na realidade, a sigla do Programa Nacional de Alimentação Escolar, política pública gerida pelo FNDE, sem relação com seleção de profissionais para atuação direta nas escolas como descrito na fraude. O endereço eletrônico citado não pertence ao domínio oficial do Governo Federal, que utiliza exclusivamente páginas terminadas em gov.br. O uso de linguagem institucional e dados manipulados tem o objetivo de enganar a população e induzir candidatos a fornecer dados pessoais e, possivelmente, realizar pagamentos indevidos. […]

Conclusão

É falsa a mensagem que circula nas redes sociais afirmando que o governo federal abriu um concurso público para agentes da educação com inscrições pelo portal gov.br. Trata-se de um golpe que visa o roubo de dados pessoais e a aplicação de cobranças indevidas. O FNDE já desmentiu oficialmente a existência do programa mencionado.

Golpe ⚠️

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)