Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Golpe da placa do carro é usado por bandidos para realizar assaltos #boato

Golpe da placa do carro é usado por bandidos para realizar assaltos #boato

Placa do seu carro é utilizada como isca para bandidos realizarem assaltos, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Bandidos estão usando a placa do carro das pessoas para chamar atenção de motoristas e realizar assaltos.

Quem navega por grupos em redes sociais e aplicativos como o WhatsApp sabe que o que não falta na web são alertas sobre “um novo tipo de crime” que nem são novos tampouco falam de crimes que de fato merecem significância. No caso de hoje, vamos falar sobre um texto que voltou a circular.

De acordo com a mensagem que circula por aí, bandidos estão realizando um golpe chamado “golpe da placa do carro”. Nele, os meliantes retiraram a placa do carro das pessoas para mostrar a elas e aí realizarem assaltos. Leia o texto que circula por aí:

*PLACA DO SEU CARRO* LEIA URGENTE!!! Quem não tem carro passe para os amigos que têm. > Placa do seu Carro mostrada por quem está em outro veículo ultrapassando.. *A T E N Ç Ã O* ALERTA PARA TODOS. NOVA FORMA DE ROUBO A imaginação dos marginais não tem limites…

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Os criminosos esperam num estacionamento, e depois de você sair do carro, tiram sua placa, assim não tocam o alarme e ficam à espera. Depois, te seguem, te ultrapassam e mostram a placa pela janela, como se ela se tivesse desprendido do teu carro. Talvez você fique surpreso ao reconhecer a tua placa e sem desconfiar porque acha que ela caiu, resolve parar para recuperá-la e agradecer a quem tão “generosamente” deseja devolver a placa que você nem reparou que tinha caído…

Parar é tudo o que eles querem que você faça. Aí já é tarde demais e terá sorte se não for violentamente tratado, raptado, ferido ou morto.. *Não pare… e por qualquer motivo que seja, nunca pare!* Uma placa não é nada, comparada com a sua integridade física, principalmente a sua vida! Pense no que poderá acontecer, antes de agir. Os criminosos são espertos e podem ser extremamente violentos quando querem conseguir alguma coisa. *ATENÇÃO!* Este golpe está acontecendo em diversas localidades do país. Repassem Não custa nada Alertar!!

Golpe da placa do carro é usado por bandidos para realizar assaltos?

Não demorou para a mensagem se espalhar com todas as forças por aí. Porém, a mensagem em questão não procede e já foi desmentida no Boatos.org em 2017 e 2020. Como os desmentidos de outrora valem para hoje, relembre o que escrevemos a respeito:

Esse é mais um daqueles casos clássicos de boatos online. Como falamos anteriormente, a tal história foi desmentida em 2017 aqui no Boatos.org, mas, de acordo com apuração da época, circulava na internet desde o início dos anos 2000.

Essa informação nos faz chegar a duas conclusões: a primeira é que, se o golpe fosse real, ele não poderia ser chamado “nova modalidade de roubo”. A segunda é que, se o golpe fosse real, já haveríamos muitos relatos de assaltos dessa natureza. E aí que encontramos o primeiro erro na história.

Ao procurar por casos de pessoas roubadas após os bandidos roubarem as placas dos carros e “tentarem devolvê-las”, chegamos ao incrível número de zero casos. Isso mesmo: a mensagem que aponta que “bandidos estão realizando o golpe da placa” é comprovada por zero casos.

Vale dizer que o texto em questão tem o que chamamos de “pacote completo” dos boatos da internet. Ele é vago (não fala sequer em datas, locais ou dá exemplos), alarmista (com direito à palavra alerta), com erros de português, pedido de compartilhamento e não cita fontes confiáveis. Com tantas características de fake news, não é de se estranhar que ele é um “case de sucesso”.

Vale dizer que esse tipo de alerta falso que apela para a “criatividade dos bandidos” não é incomum na internet. Já falamos aqui no Boatos.org, por exemplo, da história que aponta ladrões estão atirando ovos nos para-brisas de carros para assaltar, do roubo com a “criança ou idoso” como isca e tantos outros.

Em comum entre estes casos com uma história como a de hoje está o fato de que, para os bandidos é muito mais fácil se aproveitar de uma oportunidade (por exemplo uma pessoa desprotegida em um local ermo) do que planejar tudo isso.

Resumindo: é falsa a história que aponta que há um golpe da placa do carro que é novo e está sendo realizado por bandidos. O texto não procede e a mensagem é um boato que já desmentimos algumas vezes por aqui.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso