Globo entrevista falsos índios durante velório de Bruno Araújo em Pernambuco #boato

Boato – A Globo resolveu entrevistar falsos indígenas em reportagem feita durante o velório de Bruno Araújo Pereira em Pernambuco. O falso índio que seria o cacique é, na realidade, o Henrique.

Já faz algum tempo que o Boatos.org desmentiu uma fake news das mais bizarras. Com base na aparição de uma mesma pessoa em entrevistas com populares na Globo Pernambuco, surgiu uma tese falsa de que a pessoa em questão (o Henrique) seria pago pela emissora para falar. Passado algum tempo, a história conseguiu piorar.

Uma entrevista com indígenas da etnia Xukuru durante o velório do indigenista Bruno Araújo Pereira (há cerca de uma semana) começou a circular com uma denúncia. De acordo com os textos que circulam por aí, os índios eram “falsos” (por terem barba) e o cacique, identificado como Marcos Xukur, seria o tal Henrique. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: Realmente a Globo lixo está falida. Nem dinheiro para contratar falsos índios um pouco mais convincentes eles têm mais. Faltou dinheiro até para comprar o Prestobarba para os atores, já que todo mundo sabe que índios não têm barba. Versão 2: A Globo perdeu todos os limites. Meu Deus hahahaha E o “ cacique “ não é o “ Henrique “ ? Versão 3:A Globo não tem limite, o Henrique tá em todas….kkk Versão 4: Kkkkkk A Globo continua colocando o Henrique de figurante! Mas dessa vez exagerou né, fala sério!

Globo entrevistou falsos índios durante velório de Bruno Araújo em Pernambuco?

Como mais uma forma de ataque à emissora e a indígenas, a história não demorou para circular entre perfis em redes sociais, principalmente simpáticos a Bolsonaro. Estaria tudo certo se não fosse um detalhe: a denúncia em questão não procede.

A questão foi resolvida com o nosso “pacote básico” da checagem. O primeiro passo, da análise de conteúdo, já mostra alguns furos. O texto que circula (com algumas variações) tem algumas das principais características de fake news. O texto é vago (justamente para dar dificultar o questionamento do conteúdo), alarmista (para ajudar na viralização), tem erros de português (o que mostra que não houve cuidado na criação do conteúdo) e não cita nenhuma fonte confiável que justifique a tese.

Ao buscar pelo elementar, a matéria acusada de ser fraudada, e pelo personagem creditado, chegamos à verdade. Com a surpresa de zero pessoas com cérebro. A pessoa entrevistada é mesmo o cacique Marcos Xukuru. Ele é conhecido na região e, inclusive, se elegeu como prefeito do município de Pesqueira (PE). Ele só não tomou posse porque a candidatura, de acordo com essa matéria, está sub judice no TSE. Fotos de Marcos Xukuru e sua biografia confirmam, sim, que ele é um indígena e a pessoa da entrevista em questão.

Resumindo: é falsa a acusação de que a Globo está entrevistando falsos indígenas. O print usado como prova é de uma entrevista com um cacique e nada tem a ver com o Henrique personagem de outra fake news.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet