Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Globo critica bandeiras do Brasil na ponte em pleno Dia da Bandeira (19/11) #boato

Globo critica bandeiras do Brasil na ponte em pleno Dia da Bandeira (19/11) #boato

Boato – No Dia da Bandeira (19/11), jornalistas da Globo ficam irritados com bandeiras do Brasil na Ponte do Morumbi, em São Paulo.

A bandeira nacional é considerada um símbolo da nacionalidade e do patriotismo de um país. No Brasil, o Dia da Bandeira é comemorado em 19 de novembro. Nessa data, em 1889, foi instituída a bandeira nacional republicana.

E a bandeira brasileira tem até hino, que foi adotado em 1906. O hino foi escrito para que a população brasileira se habituasse à nova bandeira após a Proclamação da República. Mas, segundo algumas postagens, parece que nem todos os brasileiros ficaram felizes com as comemorações do Dia da Bandeira em 2018.

De acordo com um vídeo que anda circulando nas redes sociais, os jornalistas da Rede Globo teriam ficado irritados com bandeiras do Brasil penduradas na Ponte do Morumbi, em São Paulo. Ainda segundo o vídeo, os jornalistas não sabiam que se tratava de uma comemoração ao dia da bandeira. Confira:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

“Revoltante. Emissora comunista e anti-patrióta fica irritada com bandeiras nas ruas”. Por isso Bolsonaro quer mudar o ensino. Na nossa época no colégio estudávamos e sabíamos! Advogado instala várias bandeiras pela cidade e os jornalistas da Rede Globo, pasmem, não sabiam que 19/11 é o Dia da Bandeira. Que coisa… eles são formados e não sabiam o porquê das bandeiras do Brasil fixadas nas pontes.

Globo critica bandeiras do Brasil na ponte em pleno dia da bandeira (19/11)?

Bem, o vídeo causou grande repercussão nas redes sociais, uma vez que se trata de jornalistas da Globo (aparentemente) desinformados. Mas será que a Rede Globo realmente permitiria que seus jornalistas dessem uma “bola fora” dessas ao vivo? A resposta é não e os detalhes você confere a seguir.

Vamos lá! O vídeo é completamente real, entretanto, apesar de ter viralizado em novembro, a situação não representava o dia da bandeira. Na realidade, o caso ocorreu em março deste ano. Uma entidade resolveu instalar bandeiras (com autorização da Prefeitura) em diversas pontes da capital paulista.

Se você reparar bem, o vídeo foi cortado no momento em que um dos jornalistas falaria sobre a origem das bandeiras (não sabemos se isso foi feito propositalmente ou não). O fato é que o movimento que organizou a tal instalação de bandeiras se chama “Eu Amo o Brasil”, que tem como objetivo contribuir com a consciência cívica dos brasileiros.

Por fim, vale ressaltar que a Globo não ficou indignada com a situação. A explicação para a polêmica é que as bandeiras surgiram pouco tempo depois da Prefeitura de São Paulo ser notificada por conta de propagandas colocadas junto às bandeiras. A ação foi considerada uma infração à Lei Cidade Limpa.

Em resumo: a história que diz que a Rede Globo criticou bandeiras do Brasil na Ponte do Morumbi em pleno dia da bandeira é falsa. O vídeo é real, mas não foi gravado em novembro, como aponta a publicação. O vídeo é de março, quando o movimento “Eu Amo o Brasil” instalou as bandeiras na ponte. Ou seja, não tem nada de mais na filmagem. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.