Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Não há provas de que a chamada gasolina formulada seja pior do que a “gasolina refinada”

Não há provas de que a chamada gasolina formulada seja pior do que a “gasolina refinada”

Gasolina formulada é um golpe aplicado por postos de gasolina, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Cuidado com o golpe dos postos. Estão vendendo a gasolina formulada como se fosse gasolina refinada e aplicando um golpe.

  Introdução

O nosso bolso é um dos pontos mais facilmente atingidos pelas fake news na internet. E a história que está circulando é uma nova versão de algo que já circula há anos na internet.

Um vídeo de um programa de TV no Paraná está circulando junto com uma mensagem que alerta que donos de postos estão vendendo um tipo de combustível como se fosse outro. Estariam vendendo “gasolina formulada” como se fosse “refinada”.

O grande problema estaria na tese de que a formulada, “que seria uma nova gasolina”, teria uma qualidade pior do que a “refinada” e seria vendida pelo mesmo preço. Leia a mensagem que circula online e a transcrição do vídeo:

Vídeo: Não se Engane desmente fakes sobre Imposto de Renda de 35% e caneta do Lula

Vídeo: É falso que Alexandre de Moraes admitiu fraude nas eleições

Vídeo: História sobre banheiro unissex é falsa

Texto: UTILIDADE PÚBLICA: MUITO CUIDADO COM A GASOLINA FORMULADA ⛽️ AO ABASTECER O SEU VEÍCULO!!!… “OLHO VIVO PORQUE CAVALO NÃO DESCE ESCADAS”, COMO SEMPRE NOS DIZIA O SAUDOSO IBRAHIM SUED!!!…

Vídeo: Qual é o combustível que você tá colocando no seu carro né você dizer faz fica faz a média mas a média quantos litros colocou 30 quantos quilômetros e rodou tá E com essa gasolina quantos quilômetros e rodou 30 o mesmo 30 litros quantos quilômetros rodados aí você vai ver se compensa ou não coloca tudo no lápis tá que é um subproduto do do combustível bom

aí a história do craque a história do trata não dizem que o craque a é o lixo de todo o mundo é droga Então e os malucão lá não gosta Aí agora inventaram a gasolina formulada tá Fique muito a tempo para você não ser enganado entendeu Você tá pagando tem que saber o que é que você tá colocando o tanque do seu carro Esse é o alerta aí tá

  Análise

A mensagem tem algumas características de fake news como o tom alarmista e os erros de português. A história circulou por quase todas as principais redes sociais e pelo WhatsApp.

Na parte da checagem do conteúdo vamos responder as seguintes questões: 1) O que é o que chamam de gasolina formulada? 2) É verdade que a formulada tenha uma pior performance do que a refinada? 3) Há algum golpe sendo aplicado por postos em relação a isso?

Checagem

O que é o que chamam de gasolina formulada?

Em tese, o que chamam de gasolina formulada é a que passa pelo processo de formulação. Ou seja: é a gasolina que passa pela mistura mecânica de correntes de hidrocarbonetos líquidos (como aponta a ANP). E aí vem um ponto.

Também de acordo com a ANP, toda a gasolina de carros deve passar pelo processo de formulação. Ou seja: se seguirmos o nome à risca, todo o tipo de gasolina comercializada no Brasil é formulada.

Um detalhe: o que é chamado (erroneamente) de formulada nos postos é o combustível que não é obtido de refinarias. Trata-se do combustível produzido em indústrias petroquímicas ou formuladores.

É verdade que a gasolina formulada tenha uma pior performance do que a refinada?

Se abrirmos a concessão e considerarmos a questão apresentada na mensagem do que é “gasolina formulada”, vamos comparar o combustível de petroquímicas e refinarias. Não há um consenso de que haja uma gasolina pior. “não procede afirmar que a gasolina produzida por formuladores é de qualidade diferenciada daquela oriunda de refinaria ou central petroquímica”, diz a ANP.

Há algum golpe sendo aplicado por postos em relação a isso?

Em relação a isso, não há. Este vídeo do canal do YouTube do Autopapo é cirúrgico ao apontar que não há provas de que a “gasolina formulada” seja um problema. Há, sim, diferença de qualidade de combustível. Porém, são outros fatores que influenciam isso. Um deles é o fato de alguns postos, infelizmente, adulterarem a gasolina.

Conclusão

Boato sem comprovação 👎

Por mais que se debate há muito tempo sobre o assunto, não há provas de que haja algum problema em se comprar combustíveis que vêm de centrais petroquímicas ou formuladores. Até porque, de acordo com a ANP, toda gasolina do Brasil é formulada.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm
error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe o nosso link