Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > É real que estudante cearense ganhou prêmio, mas mensagem contém erros

É real que estudante cearense ganhou prêmio, mas mensagem contém erros

Garoto de escola pública do Ceará ganhou prêmio de física no Japão, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O garoto que ganhou o Prêmio Internacional de Física no Japão é do Nordeste do Ceará de Escola Pública de tempo Integral

  Introdução

Feitos na educação brasileira merecem ser louvados. E na história de hoje, vamos falar sobre um caso que cita um estudante de escola pública. Mais do que isso: de um grande prêmio ganhado no exterior.

A mensagem que está circulando na internet tem o seguinte teor: “Gente o garoto que ganhou o Prêmio Internacional de Física no Japão é do Nordeste do Ceará de Escola Pública de tempo Integral”.

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

  Análise

A mensagem circulou, de forma solta, em diversas redes sociais. Tem algumas características de boatos como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis que comprovem a história.

Na parte da nossa checagem, vamos responder às seguintes questões. 1) Um estudante de escola pública do Ceará ganhou um prêmio de física? 2) Quais são os erros contidos na mensagem? 3) O que não está explícito na mensagem?

Checagem

Um estudante de escola pública do Ceará ganhou um prêmio de física?

Sim, felizmente. A história é José Eleutério, de 19 anos. Ele fez parte da equipe brasileiros que conquistou a medalha de prata na chamada “Copa do Mundo” de física no dia 18 a 25 de junho.

O que há de correto na mensagem sobre o estudante do Ceará?

Como mostra a nota do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, o estudante é de uma escola pública (federal, não estadual como a maioria dos estudantes) e estuda em uma escola pública. De fato, ele recebeu uma premiação e é do Ceará. Ele estuda em Juazeiro do Norte (CE).

Quais são os erros contidos na mensagem?

Pelo bem da correção, vamos corrigir alguns detalhes na mensagem. O primeiro é que o “campeonato de física” não ocorreu no Japão. Ele foi realizado em Murree (Paquistão). Outro ponto: a impressão é que ele ganhou o primeiro lugar e sozinho (estudante que ganhou). Na realidade, o Brasil ficou em segundo lugar na Copa do Mundo de física e a equipe também era composta de outros estudantes (estes de escola particular).

Conclusão

Real com erros 🤔

A mensagem que está circulando online é real. De fato, um estudante do Ceará foi premiado em um campeonato de física. Porém, a mensagem que está circulando tem pequenos erros. Erros que não tiram o feito de José Eleutério.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm