Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Em apuração: Gael de 8 meses caiu da cama e teve morte encefálica

Em apuração: Gael de 8 meses caiu da cama e teve morte encefálica

Abrimos este espaço para falar de uma história que está em apuração: a que aponta que o menino Gael de 8 meses caiu da cama e teve morte encefálica. 

  Análise

Correntes que envolvem fotos de crianças são algumas das mais complicadas de se apurar. Por isso, estamos aqui pedindo uma ajuda para esclarecer um caso que já tomou diversos desfechos. A história aponta para um menino chamado Gael, que teria oito meses e teria sofrido um acidente doméstico.

A primeira parte da história surgiu com a foto da criança e mensagens com pedido de oração porque ele teria caído da cama e sofrido morte encefálica. Em nenhum momento, há informação de quem são os pais da criança. Leia:

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Versão 1: Pedido de oração *urgente* 🚨🚨🚨🚨🚨 a tia do desse bebê está pedindo oração ele teve uma queda da cama ontem enquanto a mãe estava trocando ele está no hospital com morte encefálica tem *oito* *meses* e a família está pedindo oração o nome dele é *Gael* a família reside em São Paulo

Versão 2: Boa tarde na paz do senhor!!! Minhas irmãs em Cristo Jesus!!! OBS: não conheço os pais do bebê não sei onde eles moram. Independente do bairro, estado, país onde moram. servimos um Deus ONIPRESENTE de perto e de longe….Ontem (Sexta feira a noite). mandaram um áudio pra mim pedindo que eu incluísse o bebê Gael de 8 meses em minhas orações. a qual caiu da cama…. Os médicos decretaram morte cefálica. Os pais não permitiram desligar os aparelhos. estão Crendo no milagre. Senti da parte de Deus em estar compartilhando no meu whatsapp e no Fecebokk….Vamos todos nos unir em uma só corrente de oração pela vida do bebê Gael de 8 meses. a oração move o coração de Deus 

A partir da primeira mensagem, começaram a surgir mensagens que apontavam que o bebê havia morrido e uma série de conteúdos que falavam que agora o pedido de oração para os pais da criança. Leia uma das mensagens:

Eu agradeço de todo o coração: por todos vocês que oraram e estão orando pelo nosso querido gael apenas de 8 meses de idade ; mas vamos estar orando por seus pais e familiares que Deus venha consolar a todos : porque não teve jeito ; jesus levou nosso querido gael ; DEUS sabe todas as coisas ; o que fazer ; agradeço mais uma vez por todos vocês abraços.

Uma terceira versão da história também surgiu na internet: a de que o bebê havia se recuperado e voltado para casa. Leia uma das mensagens que circulou: “Obrigada,a todos que oram pelo o bebê Gael de 8 meses de vida. Ele acordou e está bem, graças à Deus. Amém”.

Há, ainda, uma quarta versão, que é a mais surpreendente: a de que o bebê havia morrido e depois voltado à vida graças às orações. Vimos, por exemplo, o relato em um áudio de uma mulher emocionada. Leia a transcrição:

Família eu vim aqui falar pra vocês acreditem em Deus acredita sabe o menininho Gael que caiu da cama que eu falei hoje que um dia falecido ele estava saindo pra autópsia o médico mandou levar ele todos vocês estava morto morto acabamos de receber uma mensagem no grupo da igreja ele ressuscitou olha como que Deus é bom Deus é morreu a vida oh aleluia glória a Deus Senhor aleluia Deus faz, Deus confunde a medicina mesmo. Deus atende a oração, oh Senhor amado, glória a Deus

Todas as versões têm características de boatos como o pedido de compartilhamento, a falta de citação de fontes confiáveis e o caráter alarmista/apelativo da história. Além disso, essa história de orações “por bebê” são comuns em fake news na internet.

Infelizmente, ainda não conseguimos chegar a uma conclusão sobre qual o desfecho correto da história ou mesmo se existe um menino chamado Gael de oito meses que caiu da cama ou, ainda, quem é o menino da foto. Por isso, vamos deixar algumas questões no ar e pedimos a colaboração de vocês que nos ajudem.

Caso tenham informações sobre o caso, entrem em contato com a gente pelas nossas redes sociais (aqui há o link de todas) ou pelo WhatsApp. As questões que estamos apurando são as seguintes: 1) O bebê que está na imagem é Gael de 8 meses? 2) O Gael de 8 meses sofreu um acidente doméstico e caiu da cama? 3) Qual é o estado de saúde dele?

Checagem

 O bebê que está na imagem é Gael de 8 meses?

As informações serão atualizadas.

O Gael de 8 meses sofreu um acidente doméstico e caiu da cama?

As informações serão atualizadas.

 Qual é o estado de saúde dele?

As informações serão atualizadas.

Conclusão

Em apuração ❓

A história ainda em apuração. Se tivermos mais informações, atualizaremos por aqui o caso.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm