Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Furacão atingiu Porto Seguro e Eunápolis (Bahia) hoje, mostra vídeo #boato

Furacão atingiu Porto Seguro e Eunápolis (Bahia) hoje, mostra vídeo #boato

Boato – Imagens mostram o furacão que passou por Porto Seguro e Eunápolis na Bahia agora há pouco. É mais um sinal do fim dos tempos.

Estamos cada vez mais próximos do verão, mas, apesar de ele não ter oficialmente chegado, em muitas cidades, as altas temperaturas já estão “tomando conta do pedaço”. Com a estação quente, chegam também alguns problemas, como o aumento da população de insetos, algumas doenças sazonais e claro, as tempestades.

Não faz muito tempo, comentamos no site o terror vivenciado por pessoas em Campos do Jordão por causa de um temporal. Aliás, esclarecemos aqui que a tempestade não tinha acontecido lá. Lembram?  Pois bem, parece que mais uma vez a fúria da natureza causou problemas que estão sendo registrados nas redes sociais.

De acordo com várias postagens no Facebook e Youtube, um furacão atingiu Porto Seguro e Eunápolis na Bahia deixando um rastro enorme de estragos. Confira as mensagens e o vídeo impressionante da tempestade:

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Versão 1: URGENTE! Furacão em Porto Seguro e Eunápolis! Um horror! Jesus tome conta! Versão 2: URGENTE: Porto Seguro e Eunápolis (Sul da Bahia), são atingidos por forte tempestade agora há pouco. Versão 3: Urgente! Furacão Em Porto Seguro Na Bahia Nunca Visto Antes!

Vídeo mostra furacão que atingiu Porto Seguro e Eunápolis (Bahia) agora há pouco?

Como bem podemos ver, a notícia se espalhou muito rápido e com muita urgência! Algumas das versões do vídeo que encontramos, juntas, somam quase 50 mil visualizações. Mas, será mesmo que o vídeo mostra o furacão que atingiu a Bahia? Não, essa informação não é verdadeira, agora vamos entender melhor.

Bom, começando pelo tom das mensagens, já dá para perceber as características de boataria. Todas são alarmistas (bem urgentes!) e vagas, sem dar muitos detalhes sobre o suposto acontecimento. Talvez, seja porque uma imagem valha mais que mil palavras, mas é aí que pega, pois são as imagens com essas legendas que levam as pessoas a acreditar em uma informação totalmente errada.

Ah, como assim? Explicamos. O vídeo mostrado realmente é do sul da Bahia, são imagens feitas em Porto Seguro e algumas outras cidades atingidas pelo temporal, como Eunápolis. Acontece que o que vemos não é um furacão. Trata-se de uma tempestade comum mesmo, ventos fortes e chuva, nada mais.

Furacões se formam sobre o oceano e precisam de uma sequência de fatores para realmente acontecer. Para começar, um furacão gera ventos de mais de 100km/h e no caso da tempestade no litoral baiano, os ventos superaram um pouco os 50km/h. Além disso, um furacão demora dias para passar por um local, pois a tempestade circular tem quilômetros de diâmetro. Em Porto Seguro e Eunápolis a tempestade passou rápido. A imprensa local até cobriu o assunto, mas em momento algum mencionou que se tratava de um furacão.

E também, a tempestade não aconteceu “agora pouco”, tendo sido registrada quase uma semana atrás. Menções de tempo sem especificação, como “ontem”, “agora há pouco”, “essa noite” são muito comuns em boatos justamente porque podem ser utilizadas em qualquer contexto e a qualquer momento.

Por fim, só para deixar tudo com mais cara de “chocante”, chegaram a ligar a tempestade com o fim dos tempos. Sim, mais uma vez mencionaram que o fenômeno natural era um sinal de que o mundo estava acabando. Vocês se lembram de que essas afirmações fanáticas são muito comuns em notícias falsas não?

Resumindo, não é verdade que um furacão atingiu Porto Seguro e Eunápolis na Bahia e que um vídeo mostra tudo. O que aconteceu por lá foi uma chuva forte devido as altas temperaturas, combinada com ventos fortes, mas nada comparado a força brutal de um furacão. Portanto, imagens reais, história falsa. O resultado é #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.