Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Fundação Casa recebe TV de 55 polegadas que é quebrada por detentos menores de idade #boato

Fundação Casa recebe TV de 55 polegadas que é quebrada por detentos menores de idade #boato

Fundação Casa recebe TV de 55 polegadas que é quebrada por detentos menores de idade, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Internos da Fundação Casa, que são menores de idade, recebem TV de 55 polegadas e quebram o aparelho com cadeiras.

A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), antiga Febem (Fundação Pró-Menor para Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor), foi instituída em 1976, no estado de São Paulo.

Sua principal função é executar medidas socioeducativas aplicadas pela Justiça a menores de 18 anos. Desde a mudança do nome, da política de atendimento e do conceito pedagógico, a instituição conseguiu promover melhorias não só no acolhimento dos jovens, mas também em seus resultados, como a diminuição da reincidência entre os internos.

Mas de acordo com um vídeo que está circulando nas redes sociais (e que não iremos exibir aqui), parece que alguns internos estão revoltados. Segundo a publicação, as imagens mostrariam internos da Fundação Casa quebrando uma TV de 55 polegadas. Ainda de acordo com o vídeo, a TV teria sido recebida no mesmo dia em que os menores de idade quebraram o aparelho. As imagens mostram vários homens quebrando a TV de 55 polegadas com as próprias mãos e com cadeiras, que também acabaram quebradas. Confira:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Versão 1: “Os filhos do @MarceloFreixo internados na Fundação Casa ganharam uma TV de 55 polegadas, olha a alegria das crianças!”. Versão 2: “VOCÊ TEM TV DE ÚLTIMA GERAÇÃO MA SUA CASA? Chegaram as TVs de 55 polegadas na Fundação Casa, antiga Febem, vejam a alegria da “criançada””.

Fundação Casa recebe TV de 55 polegadas que é quebrada por detentos menores de idade?

A informação caiu como uma bomba em grupos conservadores nas redes sociais, em especial, no Facebook. Apesar disso, a história não é real. A explicação fica por conta da origem do vídeo.

Logo de cara, ficamos desconfiados com a história. Isso porque o texto apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista e a falta de fontes confiáveis.

Ao procurar por mais informações sobre o vídeo, descobrimos que as imagens foram gravadas no Brasil, no dia 8 de novembro de 2021. O caso ocorreu em uma sala de aula no Centro Socioeducativo Patativa do Assaré, que fica localizado em Fortaleza (CE).

De acordo com uma testemunha, a situação teria ocorrido após um grupo de jovens ter tentado fazer um professor refém. Já segundo a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), o caso foi categorizado como Evento Simples e decorreu de uma crise.

Por fim, é importante ressaltar que cada estado possui uma instituição responsável por menores infratores. Com isso, a nomenclatura também muda. A Fundação Casa pertence ao estado de São Paulo. O caso de hoje ocorreu no Centro Socioeducativo Patativa do Assaré, que pertence ao estado do Ceará. E bem, se a publicação queria criar alarde, poderia ter usado a informação correta.

Em resumo: a história que diz que menores da Fundação Casa quebraram uma TV de 55 polegadas, após a instituição receber o aparelho é falsa! Ao procurar por mais informações sobre o vídeo, descobrimos que ele foi gravado no Brasil. Entretanto, a situação não ocorreu na Fundação Casa. O caso aconteceu em uma sala de aula, no Centro Socioeducativo Patativa do Assaré, em Fortaleza (CE). Além disso, de acordo com a Seas, responsável pela instituição, o caso foi classificado como Evento Simples em decorrência de uma crise. Como é possível ver, o caso ocorreu por uma questão e o quebra-quebra não foi pelo simples prazer da destruição. Ou seja, a história não passa de balela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso