Fundação Casa recebe TV de 55 polegadas que é quebrada por detentos menores de idade #boato

Boato – Internos da Fundação Casa, que são menores de idade, recebem TV de 55 polegadas e quebram o aparelho com cadeiras.

A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), antiga Febem (Fundação Pró-Menor para Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor), foi instituída em 1976, no estado de São Paulo.

Sua principal função é executar medidas socioeducativas aplicadas pela Justiça a menores de 18 anos. Desde a mudança do nome, da política de atendimento e do conceito pedagógico, a instituição conseguiu promover melhorias não só no acolhimento dos jovens, mas também em seus resultados, como a diminuição da reincidência entre os internos.

Confira também: Janja tirou foto com traficante? Saiba a verdade aqui!

Clique e siga o Boatos.org no YouTube

Mas de acordo com um vídeo que está circulando nas redes sociais (e que não iremos exibir aqui), parece que alguns internos estão revoltados. Segundo a publicação, as imagens mostrariam internos da Fundação Casa quebrando uma TV de 55 polegadas. Ainda de acordo com o vídeo, a TV teria sido recebida no mesmo dia em que os menores de idade quebraram o aparelho. As imagens mostram vários homens quebrando a TV de 55 polegadas com as próprias mãos e com cadeiras, que também acabaram quebradas. Confira:

Versão 1: “Os filhos do @MarceloFreixo internados na Fundação Casa ganharam uma TV de 55 polegadas, olha a alegria das crianças!”. Versão 2: “VOCÊ TEM TV DE ÚLTIMA GERAÇÃO MA SUA CASA? Chegaram as TVs de 55 polegadas na Fundação Casa, antiga Febem, vejam a alegria da “criançada””.

Fundação Casa recebe TV de 55 polegadas que é quebrada por detentos menores de idade?

A informação caiu como uma bomba em grupos conservadores nas redes sociais, em especial, no Facebook. Apesar disso, a história não é real. A explicação fica por conta da origem do vídeo.

Logo de cara, ficamos desconfiados com a história. Isso porque o texto apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista e a falta de fontes confiáveis.

Ao procurar por mais informações sobre o vídeo, descobrimos que as imagens foram gravadas no Brasil, no dia 8 de novembro de 2021. O caso ocorreu em uma sala de aula no Centro Socioeducativo Patativa do Assaré, que fica localizado em Fortaleza (CE).

De acordo com uma testemunha, a situação teria ocorrido após um grupo de jovens ter tentado fazer um professor refém. Já segundo a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), o caso foi categorizado como Evento Simples e decorreu de uma crise.

Por fim, é importante ressaltar que cada estado possui uma instituição responsável por menores infratores. Com isso, a nomenclatura também muda. A Fundação Casa pertence ao estado de São Paulo. O caso de hoje ocorreu no Centro Socioeducativo Patativa do Assaré, que pertence ao estado do Ceará. E bem, se a publicação queria criar alarde, poderia ter usado a informação correta.

Em resumo: a história que diz que menores da Fundação Casa quebraram uma TV de 55 polegadas, após a instituição receber o aparelho é falsa! Ao procurar por mais informações sobre o vídeo, descobrimos que ele foi gravado no Brasil. Entretanto, a situação não ocorreu na Fundação Casa. O caso aconteceu em uma sala de aula, no Centro Socioeducativo Patativa do Assaré, em Fortaleza (CE). Além disso, de acordo com a Seas, responsável pela instituição, o caso foi classificado como Evento Simples em decorrência de uma crise. Como é possível ver, o caso ocorreu por uma questão e o quebra-quebra não foi pelo simples prazer da destruição. Ou seja, a história não passa de balela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso