Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Funcionário de companhia aérea do Brasil é flagrado roubando bagagens em avião #boato

Funcionário de companhia aérea do Brasil é flagrado roubando bagagens em avião #boato

Boato – Vídeo mostra funcionário de uma companhia aérea brasileira abrindo as malas dos passageiros para roubar. Isso é Brasil.

Vivemos tempos bem complicados no Brasil, não tem como concluir diferente. A corrupção da classe política, os cortes nos orçamentos de saúde e educação, os esquemas, as pautas extremistas, ufa, a lista é grande e “a coisa” está bem feia.

Diante de tantas notícias ruins e desanimadoras, a internet por aqui virou, entre tantas outras coisas, um espaço onde escancaramos os problemas nacionais e “desabafamos” sobre a realidade que temos vivido. Mensagens de crítica, de acusação ou mesmo de indignação têm povoado nossas redes sociais, enquanto as pessoas ficam meio perdidas sem saber o que é real e o que não.

Pois bem, é sobre uma dessas histórias de indignação que vamos falar hoje. Segundo um vídeo repassado principalmente por WhatsApp, a falta de caráter é uma característica própria do brasileiro. Isso porque as imagens mostram um funcionário de uma companhia aérea roubando objetos de dentro das bagagens em um avião, enquanto deveria estar trabalhando. Junto com o vídeo, temos a seguinte mensagem:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Isso é Brasil. Por favor, passar para muitos grupos, fazer chegar a todas as companhias aéreas, Então a empresa de companhias aéreas e a autoridade do aeroporto pode vir a saber o que seus funcionários fazem

Funcionário de companhia aérea do Brasil foi flagrado roubando bagagens em avião?

As pessoas estão compartilhando o vídeo aos montes, justamente com o intuito de fazer chegar até as companhias aéreas e autoridades. Afinal, esse tipo de ação precisa ser combatido, certo? Bom, precisa, mas no caso desse vídeo não vai adiantar muito já que esta história é 50% falsa. Confuso? Calma, nós explicamos em seguida.

Na verdade, o vídeo em questão é real. Foi de fato gravado em um aeroporto e flagrou um funcionário abrindo e mexendo em bagagens dos passageiros enquanto as colocava no avião. Porém, esse delito não aconteceu no Brasil e não tem relação nenhuma com um funcionário de uma companhia aérea brasileira.

O flagra ocorreu na Tailândia, no Aeroporto Internacional de Phuket. Em outubro de 2017 (olha aí, nem recente a história é) um funcionário de uma empresa terceira de carregadores de bagagem que atua no aeroporto tailandês foi filmado roubando objetos das malas e preso posteriormente. À época, o assunto até repercutiu na imprensa já que o vídeo viralizou na internet.

Não bastasse tudo isso, a mensagem que acompanha as imagens traz os típicos indícios de uma corrente falsa da internet. Praticamente implora por compartilhamento e vem com essa mensagem de “vamos ajudar a parar com essa situação”, que bem sabemos mais atrapalha do que ajuda e pode acabar até em tragédia (vide caso Fabiane).

Resumindo, não é verdade que filmaram um funcionário de uma companhia aérea brasileira roubando bagagens em um avião. O vídeo mostra um homem tailandês (que foi preso e identificado) cometendo esse delito lá na Tailândia em 2017. Por isso, #boato.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164