Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Funcionário da Enel não morreu após ter sido agredido por populares em Niterói (RJ)

Funcionário da Enel não morreu após ter sido agredido por populares em Niterói (RJ)

Funcionário da Enel é espancado e morto por populares em Niterói, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Um funcionário da Enel acabou morrendo no hospital, após ser agredido por populares em Niterói (RJ)

Análise

As fortes chuvas que têm atingido o sul e o sudeste do Brasil estão causando confusão e muita destruição. Pessoas desalojadas, inundações, queda de árvores e avarias nas redes elétricas (que causam falta de energia e revoltam os moradores).

E de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, um funcionário da Enel, que estaria trabalhando para restabelecer a energia em Niterói (RJ), teria sido agredido por populares e não resistido. Segundo a história, o funcionário da Enel morreu no hospital, após ser atendido. Confira:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

“”Populares espancaram funcionário terceirizado da Enel e ele faleceu no hospital. Outro funcionário da mesma empresa teve um acidente na rede e faleceu” Isso aconteceu em Niterói. É certo que muitos estão com raiva de estar sem luz a quase 48h mas lembre-se, o rapaz era só funcionário e tentando resolver o problema de falta de energia. Por trás desse funcionário, tinha um pai de família, um filho, um irmão. Simplesmente triste ler isso no site de notícia hj”.

A história viralizou rapidamente nas redes sociais, em especial, no Facebook e no X (antigo Twitter) e deixou muitas pessoas chocadas com a notícia. Porém, o texto apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

A partir disso, investigamos um pouco mais essa história e vamos te responder se ela é confiável ou não: 1) Quais são os problemas que a Enel está enfrentando em Niterói? 2) Um funcionário da Enel foi espancado por populares em Niterói e morreu? 3) Algum funcionário da empresa teve um acidente em Niterói e morreu?

Checagem

Quais são os problemas que a Enel está enfrentando em Niterói?

No sábado à noite, dia 18 de novembro de 2023, a cidade de Niterói (RJ) foi atingida por um forte temporal que deixou diversos bairros sem energia. Entretanto, até a manhã desta terça-feira, dia 21 de novembro de 2023, a situação ainda não foi totalmente solucionada. No dia 20 de novembro de 2023, a Justiça do Rio de Janeiro acatou um pedido da Prefeitura de Niterói (RJ) e determinou que a Enel restabeleça imediatamente a energia no município, sob pena de multa diária. Com isso, diversos moradores de Niterói (RJ) realizaram manifestações contra a Enel, exigindo que a energia fosse retomada.

Um funcionário da Enel foi espancado por populares em Niterói e morreu?

Não encontramos nenhuma notícia sobre o assunto. A história circulou apenas nas redes sociais. Ao contrário do que aponta a publicação, a história não é uma notícia real, até porque não foi divulgada em nenhum veículo de comunicação. Ao pesquisar sobre o assunto, encontramos uma notícia que diz que funcionários da Enel estão passando por saias justas com moradores. No dia 20 de novembro de 2023, o vereador Romário Régis publicou o desabafo de um funcionário da Enel, dizendo que eles estão sendo enquadrados ou recebidos com animosidade por alguns moradores.

Algum funcionário da empresa teve um acidente em Niterói e morreu?

Não. Não existem informações sobre mortes de funcionários da Enel, em Niterói (RJ). Entretanto, encontramos um caso, registrado em São Gonçalo (RJ), onde um funcionário da Enel morreu enquanto tentava consertar um poste de energia elétrica. A confirmação da morte do funcionário foi feita na noite do dia 20 de novembro de 2023.

Conclusão

Boato sem comprovação 👎

Não existem indícios de que um funcionário da Enel tenha sido agredido e morto por populares, em Niterói (RJ). Não há notícias ou informações sobre o suposto caso. Descobrimos que alguns funcionários estão sendo enquadrados e recebidos com animosidade por moradores, mas ainda não há denúncias de agressão ou coisa do tipo. Já a história de que um funcionário da Enel teria morrido durante o trabalho é real. Porém, o caso ocorreu em São Gonçalo (RJ) e não em Niterói (RJ).

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)