Fotos mostram mofo em shopping no Brasil que ficou com o ar-condicionado desligado #boato

Boato – Imagens de produtos mofados em shopping no Brasil mostram o que acontece se você ficar 30 dias com o ar-condicionado desligado.

Mesmo com o número crescente de mortes por Covid-19 no Brasil, ainda há um grupo de pessoas que defende que a “economia não pode parar”. Muitas dessas pessoas estão se utilizando de uma série de imagens para defender a tese. As fotos mostram diversos produtos de luxo (como bolsas e sapatos de couro) completamente mofados.

Junto com as imagens, há alertas que cravam que “é isso que acontece se o ar-condicionado do shopping ficar 30 dias desligado” e, em alguns casos, não dão a referência geográfica ou falam que ocorreu no Brasil (vimos mensagens falando que o shopping seria em Porto Alegre, Cuiabá, São Paulo, Angra do Reis, Belém, São Caetano, Bahia, Rio de Janeiro e outros locais).

Fotos mostram mofo em shopping no Brasil que ficou com o ar-condicionado desligado?

As imagens se espalharam com muita força na internet e deixaram (neste caso, com razão) muita gente espantada. Pois bem: estamos aqui para falar que, as imagens são reais, mas não são de um shopping no Brasil. Vamos aos fatos.

Não foi muito difícil descobrir de onde surgiram as imagens. Bastou uma busca por fotos para descobrirmos que o shopping que “sofreu” com mofo está localizado na Malásia. Mais exatamente na cidade de Kota Kinalabu. De acordo com a direção da rede de shoppings, os produtos de uma loja apareceram mofados e o motivo estava sendo investigado (não há a comprovação de que tenha sido um problema de “ar-condicionado” desligado).

No Brasil, diversos sites de fact-checking também publicaram desmentidos em relação ao conteúdo. O Fato ou Fake ouviu a Abrasce, que negou que as imagens são do Brasil, e reforçou que algumas versões na notícia falsa serviram como base de ataques aos governadores João Doria e Wilson Witzel.

O Estadão Verifica reforçou que o caso ocorreu na Malásia e disse que a própria direção do shopping já efetuou a limpeza do local e substituição dos produtos. Já o e-Farsas focou na “versão Belém” da balela.

Resumindo: é fato que um shopping teve diversos produtos mofados após ficar fechado por causa da quarentena do coronavírus. Porém, não é verdade que o caso tenha ocorrido no Brasil. Na realidade, as imagens são da Malásia e ainda não se tem certeza que o motivo foi “apenas” ar-condicionado desligado.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2BWWK1B

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)