Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Fotos mostram mofo em shopping no Brasil que ficou com o ar-condicionado desligado #boato

Fotos mostram mofo em shopping no Brasil que ficou com o ar-condicionado desligado #boato

Fotos mostram mofo em shopping no Brasil que ficou com o ar-condicionado desligado, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Imagens de produtos mofados em shopping no Brasil mostram o que acontece se você ficar 30 dias com o ar-condicionado desligado.

Mesmo com o número crescente de mortes por Covid-19 no Brasil, ainda há um grupo de pessoas que defende que a “economia não pode parar”. Muitas dessas pessoas estão se utilizando de uma série de imagens para defender a tese. As fotos mostram diversos produtos de luxo (como bolsas e sapatos de couro) completamente mofados.

Junto com as imagens, há alertas que cravam que “é isso que acontece se o ar-condicionado do shopping ficar 30 dias desligado” e, em alguns casos, não dão a referência geográfica ou falam que ocorreu no Brasil (vimos mensagens falando que o shopping seria em Porto Alegre, Cuiabá, São Paulo, Angra do Reis, Belém, São Caetano, Bahia, Rio de Janeiro e outros locais).

Confira o desmentido em vídeo

Fotos mostram mofo em shopping no Brasil que ficou com o ar-condicionado desligado?

As imagens se espalharam com muita força na internet e deixaram (neste caso, com razão) muita gente espantada. Pois bem: estamos aqui para falar que, as imagens são reais, mas não são de um shopping no Brasil. Vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Não foi muito difícil descobrir de onde surgiram as imagens. Bastou uma busca por fotos para descobrirmos que o shopping que “sofreu” com mofo está localizado na Malásia. Mais exatamente na cidade de Kota Kinalabu. De acordo com a direção da rede de shoppings, os produtos de uma loja apareceram mofados e o motivo estava sendo investigado (não há a comprovação de que tenha sido um problema de “ar-condicionado” desligado).

No Brasil, diversos sites de fact-checking também publicaram desmentidos em relação ao conteúdo. O Fato ou Fake ouviu a Abrasce, que negou que as imagens são do Brasil, e reforçou que algumas versões na notícia falsa serviram como base de ataques aos governadores João Doria e Wilson Witzel.

O Estadão Verifica reforçou que o caso ocorreu na Malásia e disse que a própria direção do shopping já efetuou a limpeza do local e substituição dos produtos. Já o e-Farsas focou na “versão Belém” da balela.

Resumindo: é fato que um shopping teve diversos produtos mofados após ficar fechado por causa da quarentena do coronavírus. Porém, não é verdade que o caso tenha ocorrido no Brasil. Na realidade, as imagens são da Malásia e ainda não se tem certeza que o motivo foi “apenas” ar-condicionado desligado.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2BWWK1B