Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Foto mostra como está José Costa, primeiro bebê Johnson, hoje #boato

Foto mostra como está José Costa, primeiro bebê Johnson, hoje #boato

Foto mostra como está José Costa, primeiro bebê Johnson, hoje, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Uma foto mostra como está José Costa, o primeiro bebê Johnson, hoje. Ele era lindo, mas o tempo voa e o empresário cearense envelheceu.

Várias propagandas brasileiras marcaram época e a infância de muitas pessoas, sendo lembradas até hoje. E se propaganda é realmente “a alma do negócio”, como dizem por aí, podemos dizer que algumas empresas se deram muito bem neste sentido ao criarem campanhas que ficaram gravadas na memória do público, seja por uma música ou bordão que “gruda” ou até mesmo por personagens que compõem a peça. Uma delas foi a Johnson & Johnson, que ganhou espaço na casa de muitos brasileiros ao apostar em bebês super fofos para estampar a cara dos seus produtos. E é sobre um bebê Johnson para lá de especial, que está na boca do povo nos últimos dias nas redes sociais, que vamos falar agora.

Uma publicação que começou a circular pelos quatro cantos da internet, principalmente no Facebook, está compartilhando uma foto que supostamente mostra como está José Costa, o primeiro bebê Johnson, hoje. De acordo com a postagem, o cearense, que atualmente seria um empresário na cidade de Beberibe, em Fortaleza, teria envelhecido “mal”, por assim dizer, o que fez muitos internautas comentarem sobre o quanto o tempo voa e, muitas vezes, não é generoso. “Meu Deus! Se ele era um bebê lindo e está desse jeito, o vai ser de mim?”, indagou um deles em tom de deboche. Confira, a seguir, as versões do texto original da publicação que estão rodando online:

Confira o desmentido em vídeo:

Versão 1: Bebê Johnson Foi em mil novecentos e antigamente que um dos fotógrafos contratados pela Johnson & Johnson descobriu no Ceará um menino rechonchudo, rosado, de cabelos loiros e olhos azuis. A foto impressionou tanto, chega o júri o escolheu como o primeiro Bebê Johnson brasileiro, e virou um pôster que por muitos anos enfeitou as paredes de consultórios pediátricos pelo Brasil afora. Pois bem, pra quem não sabe, o bebê Johnson coroado era José Costa, o bem-sucedido empresário que hoje mora entre Fortaleza em Beberibe.

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Versão 2: Esse é o cearense José Costa foi o primeiro bebê Johnson brasileiro. Meu Deus! Se ele quando bebê era lindo e hoje está desse jeito, o que vai ser de mim?  Versão 3: O CEARENSE JOSÉ COSTA FOI O PRIMEIRO BEBÊ JOHNSON BRASILEIRO. O TEMPO VOA! Meu Deus! Se ele era um bebê lindo desse jeito, o que vai ser de mim?

Foto mostra como está José Costa, primeiro bebê Johnson, hoje?

A foto do antes e depois de José Costa, o suposto primeiro bebê Johnson, viralizou rapidamente nas redes sociais. No entanto, a história não procede, já que houve uma confusão em relação à identidade do primeiro neném a estampar os produtos da marca.

E desconfiamos disso logo de cara, porque, para começar, as versões da mensagem que está compartilhando a imagem carregam todas as características de fake news: são vagas (não fornecem maiores informações que possam provar que José Costa é mesmo o primeiro bebê propaganda da marca), alarmistas (têm o intuito de gerar burburinho entre os internautas), possuem erros de português e não citam fontes confiáveis que confirmem a informação.

Em segundo lugar, ao procurarmos pelo empresário citado, nada encontramos a respeito. Ao contrário disto, ao buscarmos pela história do primeiro bebê Johnson, descobrimos que não se chamava José Costa e tampouco era um menino. A neném, na verdade, era Magda Solange Ferreira, nascida na maternidade Leonor Mendes de Barros, em São Paulo.

Magda foi escolhida como a primeira bebê propaganda da marca em 1957, após fotógrafos contratados pela empresa percorrerem maternidades públicas fotografando bebês e a elegerem como a cara da Johnson. À época, a bebê virou estrela dos anúncios em revistas e pôsteres em consultórios pediátricos, ajudando a vender vários produtos, dentre eles, fraldas, xampus, loções, talco, óleo, lavanda, sabonete, cotonetes, calças impermeáveis e alfinetes.

Já em relação ao tal José Costa, não encontramos nenhum registro de que ele tenha sido um dos bebês Johnson. Mas, se ele realmente chegou a ser, é lógico que um homem de 63 anos (calculando entre 1957 e 2020) não iria continuar com a cara de um bebê lindo e fofo. Um fato indiscutível é que o tempo realmente voa e, obviamente, muda a aparência de qualquer pessoa. Não tem jeito.

Resumindo: A publicação que mostra uma suposta foto de antes e depois do primeiro bebê Johnson não é verdadeira. O primeiro bebê propaganda da marca não foi um menino, mas sim, uma menina, chamada Magda. Além disso, não encontramos nenhum registro de que o tal José Costa tenha sido um bebê Johnson e, mesmo que tivesse sido, é óbvio que hoje, já idoso, não teria a mesma cara fofa de um bebê.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2H2c3Iu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK