Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Foto que mostraria corpos de pessoas que morreram nas enchentes no Rio Grande do Sul foi criada por IA

Foto que mostraria corpos de pessoas que morreram nas enchentes no Rio Grande do Sul foi criada por IA

Foto mostra milhares de corpos de mortos nas enchentes do Rio Grande do Sul, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – Foto mostra milhares de corpos de pessoas que morreram na tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul.

Análise

Quem acompanha o fluxo da desinformação na internet sabe que imagens fortes e impactantes frequentemente são usadas para causar pânico. No contexto das enchentes do Rio Grande Sul, uma destas fotos começou a viralizar. A imagem que supostamente mostra milhares de corpos de vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul começou a circular nas redes sociais.

Junto à foto, mensagens apontam que o vídeo teria sido gravado no Rio Grande do Sul em maio de 2024 e tentam vender a teoria de que foi uma “grande tragédia”. “Quando toda essa água descer, infelizmente esta vai ser a cena”, diz uma mensagem. “Não sabia que a chuva e a eu fica com tanto medo”, aponta outra.

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

Checagem

As imagens se espalharam em redes sociais como o TikTok e YouTube junto a músicas tristes e versos de protesto. Por isso, estamos aqui para realizar a checagem do conteúdo respondendo a algumas perguntas. São elas: 1) A foto que mostraria milhares de corpos de vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul é real? 2) Qual é o contexto da imagem dos supostos corpos que está circulando na internet? 3) É verdade que há milhares de mortos nas enchentes no Rio Grande do Sul?

A foto que mostraria milhares de corpos de vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul é real?

Não é. Ao buscar pela imagem em fontes confiáveis, como era de se imaginar, nada encontramos. A foto só aparece em redes sociais de perfis críticos ao governo. Um detalhe nos chamou atenção: de que ninguém fala onde e quando a foto foi feita. Pelo contrário, mensagens apontam para uma situação hipotética. Ao analisar melhor a imagem, matamos a charada.

Qual é o contexto da imagem dos supostos corpos que está circulando na internet?

Na realidade, a imagem em questão foi criada com o uso de ferramentas de inteligência artificial. Além de detectarmos isso em sites que verificam a autenticidade de imagens, conseguimos encontrar alguns fatores que denotam que não se trata de uma imagem real. Não bastasse isso, a imagem não condiz com os números reais.

É verdade que há milhares de mortos nas enchentes no Rio Grande do Sul?

Não há relatos confirmados de autoridades ou fontes confiáveis que indiquem milhares de mortos nas enchentes no Rio Grande do Sul. Na realidade, as informações oficiais apontam para um número completamente diferente deste. Até a data da publicação deste texto, são 163 mortes e 65 desaparecidos. Não só não há provas de que milhares morreram nas enchentes como também a história é baseada em uma tese falsa.

Conclusão

Fake news ❌

A foto em questão não tem qualquer relação com as enchentes no Rio Grande do Sul. Não há (felizmente) milhares de mortos na tragédia e a imagem não passa de uma criação com ferramentas de IA.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).