Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Foto de helicóptero da Havan “salvando pessoas” é fruto de ferramentas de IA

Foto de helicóptero da Havan “salvando pessoas” é fruto de ferramentas de IA

Foto mostra helicóptero da Havan resgatando vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Foto mostra helicóptero da Havan, de Luciano Hang, salvando vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

Análise

Algumas figuras proeminentes no campo da direita política brasileira têm ganhado destaque no contexto das enchentes que ocorrem no Rio Grande do Sul. Uma delas é a de Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan.

A última história que circula na internet aponta para algo que teria sido flagrado: uma imagem mostraria um helicóptero da Havan realizando resgates no contexto das enchentes do Rio Grande do Sul.

Vídeo: é falso que Lula parou doações em Lajeado e Encantado destruiu donativos

“Olha o helicóptero do exército salvando vidas no Rio Grande do Sul. Ah não; é o helicóptero da Havan! Desculpe, me enganei”, diz uma das mensagens. Veja a imagem em questão:

Checagem

Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder a algumas perguntas. São elas: 1) A foto que mostra o helicóptero da Havan realizando resgates no Rio Grande do Sul é real? 2) Algum helicóptero da Havan foi utilizado no contexto das enchentes no Rio Grande do Sul? 3) Como saber se uma foto foi criada por IA?

A foto que mostra o helicóptero da Havan realizando resgates no Rio Grande do Sul é real?

Não. Na realidade, a imagem é claramente uma criação com o uso de ferramentas de inteligência artificial. Como é possível ver em imagens em links como este, este e este, os aviões da Havan não são similares com o da imagem.

Além disso, há algumas características de que a imagem foi criada por IA. Uma delas está nas letras da parte traseira da aeronave, que não são do alfabeto romano. Além disso, a iluminação é típica de fotos com IA (sempre uma luz central e sem muita exatidão de sombras ou opacidades).

Algum helicóptero da Havan foi utilizado no contexto das enchentes no Rio Grande do Sul?

Sim. Mas aí temos outro ponto que reforça que se trata de uma fake news: o helicóptero da Havan participou mais da entrega de donativos do que teve uso para resgates. Nestes casos, aeronaves das forças de segurança (como polícia, Exército e bombeiros) são mais utilizados.

Como saber se uma foto foi criada por IA?

Felizmente, é possível saber se uma imagem foi mesmo criada por inteligência artificial. Há algumas ferramentas que permitem a detecção da origem de imagens. Em uma primeira busca, encontramos a AI or Not, Is it AI e Hugging Face.

Além disso, é possível verificar algumas características na imagem como as letras, membros das pessoas e iluminação. Uma busca reversa no Google também ajuda a descobrir a origem da imagem. Se ela tiver referência em uma fonte confiável, não foi criada por IA.

Conclusão

Fake news ❌

A foto de um helicóptero da Havan realizando resgates nas enchentes no Rio Grande do Sul não é real. Trata-se de uma imagem que foi criada com o uso de ferramentas de inteligência artificial e as características dela não condizem com a realidade.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).