Foto de criança com cachorro na lama é de Mariana (MG) #boato

Boato – Menina é flagrada suja de lama e com cachorro depois de desastre em Mariana (MG).  

Juntamente (e disputando com ela) à tragédia que aconteceu em Paris, o desastre de Mariana tem monopolizado as atenções na internet. Junto com as tentativas de investigações, informações e imagens falsas circulam online. Já falamos de um vídeo falso sobre o local. Hoje vamos falar de imagens.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Siga o Boatos.org no Twitter:


Se inscreva no nosso canal no Youtube

 

Receba as nossas atualizações no grupo do WhatsApp (só postagens do administrador, não se preocupem): http://bit.ly/2Z5PgE0

Confira o nosso Instagram:

Instagram

Lista no Telegram
https://bit.ly/2VSlZwK

Tem circulado na internet diversas imagens como se fossem da tragédia de Mariana. Uma delas mostra uma criança com um cachorro no meio da lama. Confira a imagem e leia o texto que a acompanha:

Em Minas Gerais… Uma imagem vale mais do que mil palavras […] PELO AMOR DE DEUS, PAREM DE FALAR DA FRANÇA! Precisamos forçar a mídia nacional a dar mais atenção ao desastre de Mariana!

Apesar de realmente a tragédia de Mariana merecer destaque na mídia, a foto é falsa. Desde 2013, ela circula na internet. Não conseguimos achar a origem dela, mas ela foi muito compartilhada em sites da Rússia como é possível ver nessa postagem de 2014 no Google Plus.

Resumindo: a foto não é da tragédia de Mariana. É apenas a imagem de uma criança com um cachorro na lama que, muito provavelmente teve origem na Rússia. Mistério número 1 desfeito. Logo chegarão mais textos sobre fotos falsas na tragédia.

PS II: este artigo foi uma sugestão do leitor Luiz Alacarini. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet