Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Fogo de Chão chama Globo e CNN de “#GloboLixo” e “#CNNLixo” em resposta sobre “puxadinho” #boato

Fogo de Chão chama Globo e CNN de “#GloboLixo” e “#CNNLixo” em resposta sobre “puxadinho” #boato

Fogo de Chão chama Globo e CNN de “#GloboLixo” e “#CNNLixo” em resposta sobre “puxadinho”, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A churrascaria Fogo de Chão emitiu nota em que explica o “puxadinho” feito para receber o presidente Jair Bolsonaro, chama a Globo e a CNN de “#GloboLixo” e “#CNNLixo” e diz que ambas são produtoras de fake news.

A viagem do presidente Jair Bolsonaro a Nova York foi, sem dúvidas, recheada de polêmicas. Além de o discurso conter diversas informações distorcidas sobre a pandemia no Brasil e ações de combate à destruição das florestas, casos de Covid-19 entre integrantes da comitiva que foi para os EUA e discussões entre membros do governo e manifestantes, a restrição de mobilidade por conta da não-vacinação de alguns membros da comitiva chamou atenção.

Por não se vacinarem, Bolsonaro e ministros de estado acabaram comendo uma pizza nas calçadas de Nova York (nada contra, aliás) e também fizeram uma refeição em um “puxadinho” na churrascaria Fogo de Chão na cidade norte-americana. Em meio a comentários de que as refeições seriam um (de acordo com críticos) “vexame”, um texto começou a circular na internet.

O texto seria uma “resposta da Fogo de Chão” à mídia brasileira. Entre explicações de que “foi uma honra receber Bolsonaro em suas dependências” e que seria “praxe” fazer o local externo para a realização de almoços externos, o tom agressivo chamou atenção. No texto, a “churrascaria Fogo de Chão” teria chamado a Globo e a CNN de “#GloboLixo” e “#CNNLixo”, falado que a mídia é “disseminadora de fake news” e ainda chamado o apresentador (citado como “fulano Gomes”) de imbecil. Leia o texto que circula online e se espalha em perfis de bolsonaristas mais radicais:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Resposta da Churrascaria Fogo de Chão de NY sobre os comentários lixo da Globolixo e CNN lixo. Grande prazer e honra receber e servir nosso presidente Jair Messias Bolsonaro e sua equipe diplomática no “puxadinho improvisado” da nossa churrascaria em Nova York. Quero antagonizar e desmentir a desclassificada mídia corporativa do Brasil, #globolixo e #CNNLixo(Comédia News Network), ambas maiores produtoras de #fakenews, quando publicaram em suas matérias que o presidente Bolsonaro almoçou em um “puxadinho improvisado” na nossa churrascaria.

Primeiro lugar temos estrutura física e financeira suficiente pra receber com total conforto e segurança qualquer chefe de estado, e não seria diferente com o nosso. Segundo, nada foi improvisado. Tudo foi precisamente planejado, programado e executado em conjunto com a assessoria do presidente conforme seus padrões de segurança, seguindo e cumprindo TODAS as normas, regras, regulamentos e leis locais, provendo segurança, conforto e bem-estar à equipe presidencial, nossos clientes e nossos funcionários.Terceiro, o “puxadinho”:Temos na frente da churrascaria um calçadão enorme onde todos os anos durante o verão montamos um pátio com tendas, mesas, cadeiras e plantas para servir “al fresco” a todos os nossos clientes.

E foi decidido pela assessoria do presidente que, por motivos de segurança entre outros motivos, o almoço seria servido no pátio. Este pátio foi consolidado em uma escala menor, o suficiente para acomodar com segurança e conforto de todos e também da equipe presidencial, e foi também fechado e isolado por paredes altas de cortina preta, mantendo a discrição e isolamento, garantindo assim privacidade e segurança. TUDO conforme as regulamentações!

Um outro ato de desonestidade que quero mencionar é que um apresentador mal-informado e desinformado da #CNNLixo, fulano Gomes, marginalizou nossos funcionários por não estarmos usando máscaras durante o almoço presidencial. ‘Pois saiba-se você, Sr imbecil apresentador, que há meses NÃO se exige mais o uso de máscara e NEM álcool em gel em NENHUM estabelecimento comercial em Nova York! O uso de máscara é OPCIONAL!’ Exceto em transporte público e em repartições de saúde (hospitais, clínicas, laboratórios, etc.) É lastimável que ainda milhões de brasileiros são influenciados, alienados e até mesmo corrompidos culturalmente e intelectualmente por esta mídia falida de gente nefasta.

Mídia radical corrupta-corruptora que, com um grupo enorme de “profissionais” incompetentes e despreparados se agarram em argumentos empíricos para “noticiar” tsunamis de fake news. E diante dos fatos mencionados acima, dos quais presenciei e até participei ativamente, chego à conclusão que estou #FechadoComBolsonaro Abraços moçada.

Fogo de Chão chama Globo e CNN de “#GloboLixo” e “#CNNLixo” em resposta sobre “puxadinho”?

A mensagem fez muitos fãs do presidente “pirarem” em redes sociais. Só que, apesar da grande viralização, o texto que critica duramente a mídia brasileira não é um “comunicado oficial” da churrascaria Fogo de Chão.

O texto, por si só, nos faz crer que não se trata de uma nota oficial. Além de conter uma linguagem que não condiz com as publicações da empresa em redes sociais (que tem um tom um tanto quanto cordial), está repleto de erros de português e, com o perdão da palavra, tem uma linguagem deveras pobre. Desde quando uma empresa do porte da Fogo de Chão vai fazer uma nota oficial chamando os outros de “lixo” e “imbecil”?

Ao buscar por qualquer comunicado oficial neste sentido, nada encontramos em redes sociais da empresa. No site, Twitter, Facebook e Instagram da Fogo de Chão não há qualquer menção da visita de Bolsonaro à filial de Nova York e à cobertura da mídia sobre o assunto. Nada de positivo tampouco nada de negativo.

Ao buscar pela origem do texto utilizando a ferramenta CrowdTangle, descobrimos que a primeira publicação em grupos e páginas do Facebook ocorreu em 24 de setembro por uma internauta do grupo “Aliança Pelo Brasil (Oficial)” (perfil, que por sinal, não tem postagens no perfil ou informações de amigos). Ou seja: não surgiu de qualquer fonte oficial.

Buscamos, ainda, comunicados da Fogo de Chão após o episódio de Bolsonaro, Achamos duas matérias. Uma da Folha e uma da CNN. Em ambas, é explicado que a estrutura externa é oferecida para clientes que não se vacinaram (já que na cidade não é permitido comer em ambientes internos sem estar vacinado) ou que desejam comer ao ar livre. Mais importante do que isso, o tom das respostas foi cordial, sem xingamentos ou defesas enfáticas de Bolsonaro.

Resumindo: de acordo com nossos levantamentos, o texto que está sendo apontado como “uma resposta oficial” da Fogo de Chão à CNN e à Globo não passa de uma mensagem que brotou em grupos bolsonaristas na internet e não consta em qualquer comunicado da empresa. Pelo contrário, a Fogo de Chão, até o momento, não se pronunciou sobre o episódio em seus canais oficiais.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso