Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Flor muguet-du-bois deve ser enviada em 1º de dezembro, diz tradição francesa #boato

Flor muguet-du-bois deve ser enviada em 1º de dezembro, diz tradição francesa #boato

Boato – Segundo tradição francesa, devemos enviar um buquê da flor muguet-du-bois no dia 1º de dezembro para os amigos.

Quem não gosta de receber flores (fica a dica aí para os maridões de plantão)? Muitas dessas pessoas que gostam de ganhar o mimo têm usado e abusado de uma mensagem no Facebook e no WhatsApp: a que aponta que o dia 1º de dezembro é o dia de enviar e receber uma flor em especial.

De acordo com mensagens que viralizaram na internet, a “tradição francesa” (seja lá o que isso signifique) manda as pessoas enviarem para os amigos um buquê da flor muguet-du-bois. Junto à mensagem, aparece uma imagem da singela flor. Leia as mensagens que circulam online:

Versão 1: Seja muito bem-vindo! Seguindo a tradição francesa: Devemos enviar aos amigos, no dia primeiro de dezembro, um buquet de muguet-du-bois como desejo de sorte e prosperidade. Versão 2: Tradição francesa,enviar para os amigos no mês de Dezembro um buquet de muguet-du bois. Recebi,e estou enviando para todos do Facebook.

Tradição francesa diz que Flor muguet-du-bois deve ser enviada em 1º de dezembro?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

A mensagem começou a se espalhar entre contas em redes sociais de tias e tios. Fofo, não? Muito fofo e também muito falso. Apesar das boas intenções, a história que acompanha a mensagem está com um pequeno erro. Vamos aos fatos.

Apesar de, de fato, existir uma tradição em se enviar a flor muguet na França em um certo dia do ano, a data que está sendo divulgada está errada. Na realidade, o dia para se enviar a flor é 1º de maio.

Algumas rápidas buscas na internet e descobrimos toda a história da tradição francesa. Usamos como fonte para informação essa matéria da Rádio França Internacional e esse post da Aliança Francesa de Campinas (SP). Dá uma lida na relação entre a flor e o dia 1º de maio:

Tudo começou com comemorações relacionadas à deusa romana Flora. No dia 1º de maio (mais ou menos na chegada do verão no hemisfério norte) a oferta do muguet fazia parte do ritual em homenagem a ela. Na cultura celta, a flor também era utilizada em rituais de afastamento dos maus espíritos.

Na França, a tradição do envio de flores começou no Século XVI. Após ganhar um ramo de muguet no dia 1º de maio, o rei Charles IX ordenou que a flor fosse distribuída a todas moças solteiras da corte.

A tradição foi reforçada em 1900 por estilistas e durante a 2ª Guerra Mundial, quando a flor passou a ter ligação com o Dia do Trabalho. Hoje, os franceses, de fato, presenteiam as pessoas que amam com a flor em 1º de maio. Mas não tem nada de 1º de dezembro na programação.

Tentamos buscar por qualquer referência que fale da entrega da flor em 1º de dezembro, mas nada encontramos além do mesmo texto que circula no WhatsApp e Facebook.

Resumindo: não vá reclamar com quem te enviou uma foto de um muguet-du-bois em dezembro (afinal, nunca há dia ruim para a gentileza). Mas, depois de agradecer, você pode ajudar a pessoa dando a informação correta sobre a história da flor.

PS.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.