Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Ferryboat que faz trajeto de Salvador até a ilha de Itaparica está com rachaduras, mostra vídeo #boato

Ferryboat que faz trajeto de Salvador até a ilha de Itaparica está com rachaduras, mostra vídeo #boato

Ferryboat que faz trajeto de Salvador até a ilha de Itaparica está com rachaduras, mostra vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra ferryboat que faz a travessia de Salvador até a Ilha de Itaparica com rachaduras imensas.

  Introdução

Algumas cidades que ficam próximas a ilhas têm barcos como um dos principais meios de transporte. É o caso de Salvador, que tem um ferryboat como uma das principais ligações para a Ilha de Itaparica. É justamente sobre este transporte que vamos falar hoje.

Um vídeo que mostraria supostas rachaduras graves está circulando junto com um alerta de que o barco em questão estaria prestes a afundar. Leia algumas das mensagens que circulam por aí.

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

TRAGÉDIA ANUNCIADA] FERRY que faz travessia Salvador ILHA. 🏝⛳. FAZ O L😱🤡 Irresponsabilidade da empresa e do governo do estado que mantém na Agerba cabides de emprego incapacitados para função

  Análise

Vimos o vídeo circulando por algumas redes sociais como o Facebook, TikTok e WhatsApp. O texto tem algumas características de fake news como o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis que confirmem a história.

Além disso, boatos alarmistas como este são comuns. Um dos mais clássicos é o que apontava que a ponte Rio-Niterói está prestes a cair por conta de uma rachadura.

Para realizar a checagem, vamos responder a algumas perguntas. A primeira é se o ferryboat com as rachaduras é do trecho que vai de Salvador até a Ilha de Itaparica. A segunda é qual o local do vídeo. A terceira é se, de fato, as rachaduras representam perigo.

Checagem

O ferryboat com as rachaduras é do trecho que vai de Salvador até a Ilha de Itaparica?

Não. Assim que a história começou a circular, própria Internacional Travessias Salvador, companhia responsável pelo transporte de ferryboat de Salvador até a Ilha de Itaparica, negou que a rachadura seria de um dos seus barcos. Leia nota:

A Internacional Travessias Salvador informa que há um vídeo circulando em que aparece uma embarcação com fissuras numa das laterais. Essa embarcação não faz parte da frota do Sistema Ferry-Boat, que atende à travessia Salvador-Itaparica.

Qual é a origem do vídeo do ferryboat?

Porém, essa matéria aponta que usuários do sistema de ferryboat no Maranhão também compartilharam o vídeo e a empresa local apontou que é comum que apareçam rachaduras sem causar qualquer dano real nas embarcações.

As rachaduras representam perigo?

Como falamos, a empresa responsável pelas embarcações, a EMAP, deixou claro que as rachaduras não impactam na segurança do ferryboat. De acordo com a empresa, as rachaduras são em uma borda falsa. Leia o que é escrito:

A Empresa Maranhense de Administração Portuária – EMAP, responsável pela fiscalização dos serviços aquaviários do Maranhão, esclarece que, em períodos de maré agitada e ondas altas, é comum que apareçam algumas fissuras nas bordas falsas das embarcações. As fissuras não comprometem a segurança da navegação, uma vez que têm como função apenas evitar respingos de água. Todas as embarcações que realizam a travessia da Baía de São Marcos estão com a documentação e fiscalização em dia pelas autoridades competentes.

Conclusão

Fake news 👎❌

O vídeo que está circulando não é de Salvador. Não foi possível precisar o local da gravação, mas situação parecida no ano passado denota que a rachadura em questão não seria de tanta gravidade assim (pelo menos de acordo com uma empresa especializada em transportes de ferryboat).

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm