Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > É falso que vídeo de “rapel no Congresso” prove em “20 segundos” que 8 de janeiro foi uma farsa

É falso que vídeo de “rapel no Congresso” prove em “20 segundos” que 8 de janeiro foi uma farsa

Farsa do 8 de janeiro foi revelada em 20 segundos porque infiltrados fizeram rapel no Congresso, diz boato (Foto: Reprodução/YouTube)

Boato – A “farsa do 8 janeiro” foi revelada em 20 segundos porque descobriram que os infiltrados que depredaram o Congresso fizeram rapel para fugir da polícia.

Análise

Já passou mais de um ano dos lamentáveis episódios do 8 de janeiro e ainda há pessoas que “acreditam” (ou tentam fazer os outros acreditarem) que o vandalismo na Praça dos Três Poderes não passou de uma farsa.

Nos últimos dias, tem circulado na internet mensagens que apontariam para mais uma “prova”. Com o sugestivo título da “farsa do 8 de janeiro em 20 segundos”, vídeo (que tem mais de 20 segundos) é uma narração de um homem dizendo que a “prova da farsa” seria uma imagem de supostos infiltrados fugindo do Congresso de “rapel”.

O homem do vídeo (que não será exibido aqui) alega que a pessoa para “fazer o rapel” teria que ser treinada. Ou seja: isso só poderia ser coisa de militares “mandados pela esquerda”. Leia a mensagem que circula na internet:

Vídeo: não é verdade que borra de café seja a melhor solução mosquito da dengue

Versão 1: A FARSA do 8 de janeiro em 20 segundos: ninguém viu esse vídeo daqueles primeiros manifestantes que quebraram tudo lá dentro o pessoal saindo fora só eu quero que vocês vejam a técnica a maneira como eles foram embora dá uma olhadinha só ael coisa que só militar sabe fazer bombeiro o pessoal que treina usando a mangueira de incêndio todo mundo com o rostinho tapado tá todo mundo tem gente de máscara tal não tinha ninguém ali do do do pessoal do Acampamento usando máscara Então olha lá vai todo mundo embora cada um por seu destino Olha lá profissional Os cara desce vai embora destino acabou missão cumprida tem um ali que dá um ai tomando um arzinho aqui e vou embora vou embora porque acabou minha missão ó lá olha só ó que situação gente uma faça por isso que ninguém quis investigar nada entendeu

Versão 2: Cena do 8/1 “guardada a 7 chaves”: após ter entrado antecipadamente no Palácio do Planalto, e também nos prédios da justiça e do congresso, logo após a quebradeira, os contratados (terroristas) para quebrar tudo descem profissionalmente, calmamente, mascarados, de “rapel”, talvez pelos fundos do prédio. Como se pode ver são profissionais. Foi tudo planejado, orquestrado e financiado por interessados. Esta foi uma das etapas finais do golpe da esquerda, exatamente para comprometer a direita como culpada pela quebradeira e por ter engendrado um golpe. Este teatro preparado pelo PT, rede globo etc está sendo desmascarado dia a dia. A reviravolta está próxima

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que o vídeo prova de que houve uma “farsa no 8 de janeiro”? 2) Apenas infiltrados poderiam realizar um “rapel” no Congresso? 3) Houve uma “farsa no 8 de janeiro” comprovada?

É verdade que o vídeo prova de que houve uma “farsa no 8 de janeiro”?

Não. Na realidade, o vídeo é mais um caso de uma mensagem com “muita espuma” e pouco conteúdo. Não é possível dizer que houve uma farsa no 8 de janeiro com o vídeo de pessoas fugindo do Congresso.

Vale apontar que as imagens são públicas (e não exclusividade do cidadão em questão) e até a “ideia iluminada” do cidadão, nada havia sobre isso. É importante citar que as pessoas que participaram dos ataques foram identificadas e estão sendo (ou foram) processadas.

Apenas infiltrados poderiam realizar um “rapel” no Congresso?

A principal teoria do homem que apresenta o vídeo é completamente furada. Já se soube no inquérito que os ataques de cunho golpista na Praça dos Três Poderes não foi apenas fruto da ação de “velhinhas com a Bíblia”.

Na realidade, muitas pessoas com compleição física participaram dos ataques. Para fazer um “rapel” do primeiro ou segundo andar, não é algo tão difícil. Ainda mais em um momento de fuga em massa.

Houve uma “farsa no 8 de janeiro” comprovada?

Também não. Todas as investigações apontam que houve um ataque coordenado aos prédios dos Três Poderes no dia 8 de janeiro junto com a ação de pessoas incitadas por discursos de ódio.

A tese de que foi uma armação “da esquerda” para criminalizar os protestos não só carece de provas como também carece de lógica. E reiterando: o vídeo que está circulando (assim como em outros fakes) não prova nada.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que o vídeo que está circulando na internet mostre uma “farsa comprovada no 8 de janeiro”. O vídeo é mais um episódio no qual o grupo que causou o estrago no ataque aos Três Poderes querem escapar da culpa.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).