Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Fantasma aparece no IML de Cuiabá, aponta vídeo #boato

Fantasma aparece no IML de Cuiabá, aponta vídeo #boato

Boato – Vídeo do ‘IML de Cuiabá’ mostra espíritos vagando no Instituto Médico Legal (IML) de Cuiabá, no Mato Grosso.

A existência de seres sobrenaturais – incluindo anjos e demônios, deuses e fantasmas, almas e espíritos – sempre foi um pré-requisito para um bom filme de terror. Mas se esse era um tema restrito aos filmes, hoje ele saiu das telinhas e foi direto pra sua timeline.

Isso mesmo. Ao que tudo indica, um vídeo, que viralizou nas redes sociais e atingiu o topo dos Trending Topics do Twitter, mostra espíritos vagando no IML de Cuiabá, no Mato Grosso. Confira:

Pra todos aqueles que não acredita em Espírito está aí o vídeo foi filmado no IML de Cuiabá.Turno #Noturno

Assistir filme de terror é fácil. Difícil é ser guarda no IML de Cuiabá a noite

Na descrição do vídeo, a mensagem é a seguinte:

Momentos de tensão que este segurança passou a noite no Instituto Médico Legal.

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

O vídeo mostra um corredor escuro, com as luzes piscando e a porta do hidrante batendo ininterruptamente. Em seguida, um agente de segurança segura uma lanterna enquanto vai se aproximando da porta.

Fantasma aparece no IML de Cuiabá?

No mundo da boataria, as pessoas são bem sugestionáveis: se alguém fala que viu alguma coisa, é bem provável que muita, muita gente diga o mesmo – é aquela história da “Maria vai com as outras”. Pois bem, se você foi uma das “marias”, saiba que a história é falsa. Vamos aos fatos.

Como você já deve imaginar, o Boatos.org já desmentiu histórias muito parecidas como a alma que saiu do corpo da mulher após acidente de moto, os espíritos fotografados no Paraná ou o espírito do Luciano do Valle, todas elas com um enredo muito parecido: imagens assustadoras, erros de ortografia comuns e pedidos de compartilhamento.

Apesar do texto indicar o IML de Cuiabá como alvo dos fantasmas, as imagens foram gravadas no Centro de Atendimento Integral à Criança e ao Adolescente de Araucária (CAIC), no Paraná, por um dos vigilantes do local. Os dois vigilantes já foram identificados, mas, por enquanto, terão suas identidades preservadas.

Até o momento não há informações se o vídeo trata-se de uma brincadeira (o que é bem provável). As imagens serão investigadas pela Prefeitura de Araucária. Esse vídeo gravado pela Massa News mostra o local:

Por meio do Facebook, a assessoria da prefeitura informou que será aberta uma sindicância para apurar o caso e verificar a veracidade das imagens. Leia:

A Secretaria Municipal de Segurança Pública de Araucária informa que a conduta dos agentes de segurança envolvidos na gravação do vídeo sobre um suposto fantasma no Centro de Atendimento Integral à Criança (CAIC) será avaliada por meio de sindicância para descobrir o que de fato ocorreu e se foi uma brincadeira. Se houver alguma irregularidade na atitude dos funcionários, eles responderão por isso. As atividades no complexo do CAIC continuam sendo executadas normalmente.

Resumindo: a história de que apareceu fantasma no IML de Cuiabá é falsa. O caso aconteceu no Paraná.

Foto mostra anzol amarrado na porta que abre e fecha. E aí?
Foto mostra anzol amarrado na porta que abre e fecha. E aí?

Atualizado em 14/03/2017: um leitor do WhatsApp (que não temos o nome) nos ajudou a chegar mais próximo de matar a charada. Ele nos mostrou a imagem do tempo de 1:08 do vídeo. Nela, é possível claramente um anzol amarrado à porta. Ele chegou a montar uma teoria que envolve pessoas escondidas, a mudança da luz da lanterna e alguém ligando e desligando o interruptor.

Vamos continuar nos atendo ao que temos no momento. Na hipótese mais cética, já podemos dizer que a porta abria e fechava graças ao anzol. Na mais inocente, podemos dizer que era um fantasma puxando o fio que segurava a porta. Aí é você que vai escolher.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão do leitor Dion Lazlo e diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.