Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Falsos franciscanos estão realizando assaltos na região #boato

Falsos franciscanos estão realizando assaltos na região #boato

Boato – Criminosos fugitivos e perigosos vestidos de franciscanos estão pedindo doações para Igreja e assaltando moradores de Camanducaia (MG).

Hoje em dia, é muito importante ter cuidado sobre quem você deixa entrar em sua casa. Vendedores, pessoas pedindo doações para certas causas, etc. Muitas vezes, a pessoa pode não ser quem ela aparenta.

E parece que nem os religiosos estão livres de serem usados como identidade por assaltantes de residências. De acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, uma dupla de criminosos fugitivos e perigosos está se passando por franciscanos para assaltar moradores.

Segundo a história, a dupla aborda os moradores pedindo doações para a Igreja ou auxílio como água e comida e, logo após, realiza o assalto. A história já teria sido registrada em diversas cidades do país, como São José dos Campos, Suzano e Atibaia. Confira:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Foi falado isso na missa de ontem no São João, pediram para não atender . Eles estão se vestindo de franciscano e pedindo doação para igreja . O padre alertou principalmente os idosos. Segundo o padre o último relato foi em sjc. Criminosos perigosos e fugitivos vestidos de franciscanos pedindo auxílio e assaltando em Atibaia. Foi falado isso na missa de ontem no São João, pediram para não atender . Eles estão se vestindo de franciscano e pedindo doação para igreja . O padre alertou principalmente os idosos . Segundo o padre o último relato foi em sjc.Cuidado são fugitivos são muito perigosos estão Na região pedindo água comida fique alerta são perigosos espalhe nos grupos.

Bom dia Suzano e região! URGENTE, GOLPISTAS! Curtam, comentem e compartilhem muito! Esses dois rapazes vestidos de franciscanos, são golpistas ladrões e possuem amplas informações de Suzano, da igreja São Sebastião (no centro) e Bom Pastor (na Cidade Edson). Eles pedem dinheiro com a finalidade de assaltarem e foram vistos pela última vez, na rua Francisco Glicério, esquina da loja Torra Torra. Se virem esses dois, denunciem. Quando estão próximos a serem pegos, conseguem fugir.

Falsos franciscanos estão realizando assaltos na região?

Com a violência que afeta diversas cidades nos dias de hoje, é muito importante prestar atenção em quem você recebe em casa e tomar cuidado. Entretanto, será mesmo que os dois homens da foto estão se passando por franciscanos para assaltarem residências? A resposta é não e os detalhes vem a seguir. Continue lendo!

Para começo de história, os textos que foram publicados nas redes sociais sobre o assunto apresentam diversas características já observadas em outros boatos desmentidos por aqui. Entre elas, podemos citar erros ortográficos, falta de informações (o texto é vago) e o alarmismo.

Além disso, uma das versões da história divulgada nas redes sociais é idêntica a vários outros textos já desmentidos aqui no Boatos.org, como o caso dos fugitivos de Goiás.

Outro ponto que levanta suspeita é que a notícia de que falsos franciscanos estariam assaltando residências no país não foi veiculada em nenhum veículo de comunicação. A história apenas foi publicada por diversos perfis nas redes sociais e compartilhado por outras pessoas.

Junte isso ao fato de que a mesma história teve várias versões (as pessoas da foto foram acusadas de praticar assaltos no Ceará, em Goiás, Minas Gerais e diversas cidades de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul em um curto período de tempo) e que o traje usado é tão chamativo a ponto de serem facilmente identificados pela polícia (além disso, que tipo de criminoso faria selfies e colocaria na internet se estivesse sendo procurado pela polícia?) e teremos uma história, no mínimo, estranha e contraditória.

Por fim, entramos em contato com a Polícia Militar de Camanducaia (MG) e o batalhão informou que a história de que falsos franciscanos estariam assaltando residências no município é falsa. Eles destacaram que a história ganhou uma proporção perigosa. Ainda de acordo com a PM da cidade, os dois homens da foto não foram vistos no município, mas que outros franciscanos foram abordados no local e constatou-se que se tratavam de religiosos e não de criminosos disfarçados.

Vale lembrar que o Brasil já registrou histórias de falsos padres, mas que não tinham nenhum intuito de assaltar moradores, principalmente idosos. Sendo assim, a história de que falsos franciscanos estariam assaltando moradores de diversos estados não passa de (pelo menos por enquanto) #boato. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.