Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Faculdade Unipec, de São Paulo, usa fotos de ministros do STF em outdoor #boato

Faculdade Unipec, de São Paulo, usa fotos de ministros do STF em outdoor #boato

Faculdade Unipec, de São Paulo, usa fotos de ministros do STF em um outdoor, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A Faculdade Unipec causou polêmica ao usar a imagem dos ministros do STF Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Cármen Lúcia junto aos dizeres “não pague mico” para anunciar curso de direito em outdoor.

Em meio à onda de notícias falsas que têm circulado na internet nos últimos anos, sites de humor que criam notícias fictícias têm que conviver cada vez mais com o cuidado de a “piadinha” não ser levada a sério e republicada como “verdade absoluta”. Foi o que aconteceu na história de hoje.

Uma história que envolve ministros do STF e uma faculdade de São Paulo viralizou na internet. Junto com uma imagem que mostra um outdoor com Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Cármen Lúcia e os seguintes dizeres “não pague mico. Não seja como um Ministro do STF, saiba o que está fazendo. Estude direito da UNIPEC. Inscrições abertas 2020”, a mensagem dava conta que a faculdade utilizou os ministros para fazer publicidade. Leia:

Faculdade de São Paulo causa polêmica usando Ministros do STF em outdoor Uma faculdade de Sorocaba (SP) criou polêmica ao usar a imagem de ministros do STF em um outdoor no centro da cidade. Na propaganda, a UNIPEC dá a entender que os Ministros não sabem o que fazem e para evitar isso, é recomendado fazer o curso de direito na universidade.

Faculdade Unipec, de São Paulo, usou fotos de ministros do STF em um outdoor?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Muita gente compartilhou a história e muitas páginas/blogs republicaram o causo. Só há um detalhe: a tal “polêmica” citada no texto não passa de ficção. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Quando nos deparamos com a história, fizemos o elementar: buscamos mais informações sobre o tal anúncio. Fizemos na seguinte ordem: 1) Buscamos mais detalhes sobre o caso. 2) Buscamos pela origem da imagem. 3) Buscamos pela Faculdade Unipec. 4) Buscamos a fonte da informação da tal história. E aí chegamos à verdade.

Ao buscar mais detalhes sobre o caso, só encontramos o mesmo texto e nenhuma publicação em fontes confiáveis. Se a história fosse real, o conteúdo seria contado em outras versões (e não sendo copiado e colado por aí) e estaria em alguns veículos de mídia.

Ao procurar pela origem da imagem, já percebemos que tudo se tratava de uma montagem. O outdoor com os ministros do STF foi feito em cima desta imagem, criado pela “Marca Mídia outdoor” da cidade de Contenda (PR). Na foto original, há a veiculação de uma propaganda de uma clínica. Ou seja: além de outdoor do STF ser fruto de uma montagem, a foto não foi tirada em Sorocaba.

Resolvemos então buscar pela Unipec. Não só não encontramos qualquer publicidade falando de Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Cármen Lúcia como também encontramos um desmentido. Leia a nota oficial da instituição (publicada no Facebook):

A Unipec – União Paulista de Educação e Cultura, vem através desta nota, esclarecer que, as notícias envolvendo a publicação de propaganda (OUTDOOR), usando ministros do STF, não foram veiculadas por esta instituição. Portanto a Unipec cursos não tem nenhuma responsabilidade sobre estas fake news (notícias falsas).

Para terminar, buscamos pela fonte da informação. Muita gente acreditou no causo, mas poucos perceberam que ele surgiu no site Otarionista (página de humor que publica notícias satíricas). A prova disso está na descrição da página:

“Fake News de Verdade” – O conteúdo dessa página é meramente humorístico, notícias, pessoas e opiniões tem por única finalidade o entretenimento dos leitores e não representam vontades reais dos responsáveis assim como ameaças ou qualquer coisa do tipo.

Resumindo: a história que aponta que uma faculdade de São Paulo utilizou fotos de ministros do STF para anunciar vagas em um curso de direito é falsa. O outdoor foi fruto de uma edição de imagem e a história foi criada em um site de notícias fictícias.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.