Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Mensagem que aponta que Exército está de prontidão na região Norte do Brasil por causa de “guerra” tem exageros

Mensagem que aponta que Exército está de prontidão na região Norte do Brasil por causa de “guerra” tem exageros

Exército está de prontidão na região Norte do Brasil para guerra civil, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Atualizado em 01/12/2023: perante a informação real de que o Exército está se mobilizando em Roraima por conta das tensões entre Venezuela e Guiana, reclassificamos este conteúdo como “exagerado” (antes estava como boato sem comprovação) e modificamos alguns pontos no texto. 

Boato – O Exército Brasileiro está de prontidão na região Norte do Brasil para guerra que vai ocorrer.

Análise

Está circulando por meio de mensagens soltas em redes sociais como o Facebook e Twitter, um suposto alerta de que o Exército estaria agindo de forma, digamos, diferente. Os textos apontam que haveria uma movimentação por conta de uma guerra e que as forças militares estariam de prontidão na região Norte do Brasil.

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Os textos não especificam quais seriam os motivos, mas subentendem-se dois: intervenção militar e guerra com países como a Venezuela. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: Você que não está ligado 🫵🏼 é melhor começar prestar atenção no Norte do Brasil 🇧🇷🚨Uma guerra 💣 está preste acontecer e a imprensa 💩 podre não divulga. Esqueçam TV aberta. Exército de prontidão 🪖

Versão 2: VOCÊS LEMBRAM DO DESLOCAMENTO MILITAR EM 2022 EM MUITAS REGIÕES POIS É OS SOLDADOS ESTÃO DE PRONTIDÃO ACORDA PRA GUERRA BRASILEIROS

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder a algumas questões. São elas: 1) É verdade que o Exército Brasileiro está de prontidão na região Norte do país? 2) Há algum motivo para o Exército estar de prontidão da região? 3) Há algum indício de intervenção militar ou alguma guerra do Brasil com outro país?

É verdade que o Exército Brasileiro está de prontidão na região Norte do país?

Não é verdade. Ou, pelo menos, não há qualquer prova disso. O primeiro motivo está nas próprias fontes da informação: tratam-se de perfis que só visam incitar os mais radicais da direita brasileira ou de pessoas incitadas por estes perfis. O segundo motivo é que não consta em nenhuma fonte confiável qualquer informação a respeito desta suposta ameaça. O terceiro é a pura falta de motivos para está prontidão.

Atualizado 01/12/2023: de fato, há um reforço de efetivo do Exército em Roraima, na região fronteiriça com a Venezuela e Guiana. Trata-se, porém, de uma medida de precaução.

Há algum motivo para o Exército estar de prontidão da região?

Não há. É claro que quartéis (não só na região Norte como em todo Brasil) continuam ativos e com exercícios militares. Porém, há uma grande diferença entre isso e as Forças Armadas estarem de prontidão.

Atualizado em 01/12/2023: Sim e não. De fato, as tensões entre a Venezuela e Guiana chamam atenção e geram um alerta diante da proximidade com o Brasil. Porém, o nosso país não faz parte da discussão.

Há algum indício de intervenção militar ou alguma guerra do Brasil com outro país?

Um dos motivos para o Exército não estar de prontidão está justamente na ausência de riscos iminentes de uma guerra no Brasil com países vizinhos e/ou uma intervenção militar que resultaria em uma guerra civil. Tudo isso é papo de lunático (muitos deles, aliás, estão presos).

Atualizado em 01/12/2023: é importante ressaltar que ainda não há qualquer indício de guerra do Brasil com outro país, muito menos de intervenção militar (conforme sugerem mensagens). A questão não tem a ver com política local e, pelo menos por enquanto, é mais uma medida de precaução.

Conclusão

Exagerado 🗣️

Não há qualquer prova ou mesmo indício de que o Exército do Brasil esteja de prontidão ou estejamos na iminência de uma guerra. Trata-se de mais uma fake news sobre o assunto que circula online.

Há uma movimentação, mas as mensagens que checamos alardeiam exageradamente sobre o assunto.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)