Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Exame da OAB terá 3ª fase, que será prova oral #boato

Exame da OAB terá 3ª fase, que será prova oral #boato

Boato – Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) anuncia mais uma etapa no exame de Ordem, que será uma prova oral.

Temido entre os estudantes, o exame da OAB é considerada uma das avaliações mais difíceis e com maior índice de reprovação no país. Não é para menos: apenas 25 mil, de um total de 115 mil candidatos, foram aprovados em 2016.

Se a fama do exame já não era das melhores, agora ela ficou pior. Isso porque uma notícia que circula pela internet aponta que o exame da OAB terá mais uma etapa e será uma prova oral. Leia o que diz a publicação.

Print da notícia falsa sobre 3ª fase do exame da OAB
Print da notícia falsa sobre 3ª fase do exame da OAB

Exame da OAB terá 3ª fase, de prova oral?

A notícia se espalhou feito pólvora. Mas será mesmo que o exame da OAB terá mais uma etapa? A resposta é não. E se você ainda não entendeu o porquê, a gente te ajuda.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Nem precisamos dizer que a novidade rendeu revoltas, críticas e, claro, muitos compartilhamentos nas redes sociais. Leia alguns comentários que surgiram no Facebook: “Bacharéis em direito preparem-se”, diz um deles. Outro falou: “Pelo que tem de advogado bandido, deveriam fazer uma prova com DETECTOR DE MENTIRAS!”. “Meu coração parou de bater 3 segundos”, disse outro internauta.

A informação foi publicada em uma sessão do site “Não Entendo Direito”. O site, que é de humor, volta e meia publica balelas sobre assuntos jurídicos em sua categoria “embuste”. Pois bem, se muitos tivessem lido direito, não teriam entendido que era um boato.

Para além disso, os personagens citados na “notícia” também são falsos. Isso mesmo, embora muitos não tenham notado, o nome do presidente da OAB/CE é Marcelo Mota Gurgel do Amaral e não Gabby Vóquis, como indica a publicação.

Para sacramentar, a própria assessoria da OAB procurou o Boatos.org para esclarecer o caso e afirmou que a informação não procede. Leia:

Gostaria de alertá-los acerca de notícia falsa que circula nas redes sociais dando conta de que a OAB estaria estudando mudanças no formato do Exame de Ordem. Abaixo o link para desmentido publicado em nosso portal oficial. Desde já agradeço a atenção de vocês e saúdo vosso trabalho.

Na citada nota, a OAB informou que “em nenhum momento foi ventilada a possibilidade remota de discutir o acréscimo de uma terceira fase ao Exame de Ordem”. Resumindo: a notícia não passou de uma brincadeira em uma página notoriamente de humor que foi passado adiante como verdade. Ou seja, #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.