Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > É falsa a história de que Lula deu urânio ao Irã e virou alvo dos EUA

É falsa a história de que Lula deu urânio ao Irã e virou alvo dos EUA

EUA estão investigando governo Lula por vender urânio para o Irã em 2023, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – Vídeos sensacionalistas apontam que os EUA estão investigando Lula e o Brasil por fornecer urânio ao Irã após a atracação de navios iranianos no Brasil em 2023.

Análise

Com a escalada das tensões geopolíticas envolvendo o Irã em 2025, vídeos sensacionalistas começaram a circular nas redes sociais brasileiras. As gravações alegam que os Estados Unidos estariam investigando o governo Lula por supostamente ter fornecido urânio ao Irã em 2023, durante a visita de dois navios iranianos ao porto do Rio de Janeiro.

O episódio realmente ocorreu: os navios IRIS Makran e IRIS Dena atracaram no Brasil com autorização da Marinha, mesmo diante de críticas dos EUA. Mas os boatos distorcem os fatos e tentam criar a narrativa de que o Brasil teria envolvimento com o programa nuclear iraniano — algo que nunca foi comprovado e já foi oficialmente descartado por autoridades brasileiras e internacionais.

BOMBA ATÔMICA ESTADOS UNIDOS INVESTIGA SE O GOVERNO LULA AJUDOU O IRA COM URÂNIO QUANDO NAVIO IRANIANI ATRACOU EM PORTO NO RIO DE JANEIRO

Em 2023, dois navios de guerra iranianos, o IRIS Makran e o IRIS Dena, atracaram no porto do Rio de Janeiro entre 26 de fevereiro e 4 de março, após autorização da Marinha brasileira, apesar de pressões dos Estados Unidos para que o Brasil negasse a entrada. A visita, segundo a Embaixada do lrã, fazia parte de uma missão naval global e celebrava 120 anos de relações diplomáticas entre Brasil e lrã. No entanto, a presença das embarcações gerou polêmica devido às acusações americanas de que o lrã estaria envolvido em atividades ilícitas incluindo o enriquecimento de urânio para fins potencialmente nucleares.

embarcações, equipadas com mísseis canhões e capacidade para operações logísticas, levantaram suspeitas sobre suas intenções. Autoridades dos EUA, incluindo a embaixadora Elizabeth Bagley, expressaram preocupação, alegando que os navios poderiam estar ligados a atividades terroristas ou ao transporte de materiais sensíveis. Apesar disso, o governo brasileiro, sob a presidência de Luiz Inácio Lula da Silva (Elulaoficial), defendeu a decisão como soberana, destacando que os navios apenas reabasteceram e que não havia evidências de atividades militares ilícitas como o transporte de urânio para armas nucleares.

Polícia Federal brasileira conduziu uma apuração, encerrada em 2024 sem indiciamentos ou provas de irregularidades. A controvérsia reflete tensões geopolíticas mais amplas, com os EUA e Israel criticando o lrã por seu programa nuclear e apoio a grupos considerados terroristas. O Brasil, por sua vez, manteve sua postura de neutralidade, reforçando laços diplomáticos com o lrã, enquanto o caso dos navios alimentou debates sobre segurança e soberania na América Latina

Checagem

As alegações levantadas nos vídeos virais esbarram em uma série de inconsistências e carecem de provas. Vamos analisar três perguntas centrais: 1) Lula deu urânio ao Irã em 2023? 2) Há alguma investigação formal dos EUA contra o Brasil sobre envio de urânio? 3) O Brasil tem controle sobre sua produção e destino do urânio?

Lula deu urânio ao Irã em 2023?

Não. Não há qualquer prova ou indício de que o Brasil, sob o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, tenha fornecido urânio ao Irã. As embarcações iranianas que atracaram no Rio de Janeiro em 2023, segundo o governo, apenas reabasteceram antes de seguir viagem.

Há investigação formal dos EUA contra o Brasil sobre envio de urânio?

Também não. Apesar de manifestações públicas de desconforto por parte de autoridades norte-americanas, como a embaixadora Elizabeth Bagley, não foi aberta nenhuma investigação oficial por parte do governo dos Estados Unidos sobre o Brasil em relação ao envio de urânio ao Irã.

O Brasil tem controle sobre sua produção de urânio?

Sim. A exploração e comercialização do urânio no Brasil são monopólio da União e realizadas pela Indústrias Nucleares do Brasil (INB). A legislação brasileira proíbe o uso do urânio para fins bélicos e não há registros de exportações do material para países sob sanção, como o Irã. Todo o urânio extraído no Brasil é utilizado para fins energéticos e médicos dentro do próprio país, sob rígido controle da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

Conclusão

É falso que os Estados Unidos estejam investigando o Brasil ou o presidente Lula por envio de urânio ao Irã. A história distorce um fato real — a visita de navios iranianos ao Brasil — para sugerir algo que não foi comprovado. O Brasil tem controle estatal sobre o urânio, não exporta para fins militares e não houve nenhuma ação ilícita detectada.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)