Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Não existem indícios de que ETS de 3 metros apareceram na Ilha do Mel (PR)

Não existem indícios de que ETS de 3 metros apareceram na Ilha do Mel (PR)

ETs de 3 metros são vistos em morro na Ilha do Mel (PR), diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Vídeo mostra momento em que ETs de 3 metros andam em um morro na Ilha do Mel (PR) e causa medo na internet

Análise

Uma história extremamente inusitada está causando medo e curiosidade em turistas e residentes da Ilha do Mel, no Paraná. Um vídeo divulgado nas redes sociais afirma que extraterrestres estariam na ilha.

De acordo com as imagens que estão circulando nas redes sociais, ETs de 3 metros teriam sido flagrados em um morro na Ilha do Mel (PR). Segundo a história, o vídeo foi gravado por turistas e essa não seria a primeira vez que ETs aparecem na ilha. Confira:

Versão 1: “Um vídeo que supostamente mostra seres extraterrestres na Ilha do Mel, no litoral da Paraná, tem viralizado nas redes sociais desde a manhã deste sábado (6). As imagens foram registradas por turistas, que se demonstraram surpresos com a altura e o formato do suposto alienígena”.

Vídeo: é falso que médico favorável a Ivermectina ganhou prêmio de Melhor Cientista do mundo

Versão 2: “Ilha do Mel: cara de et bilu. Seres alienígenas na ilha do mel -Brasil. Com mais de 3 metros de altura seres são avistados e registrados por turistas . Caminhando pela na Ilha. Busquem conhecimento…”. Versão 3: “Gente e os ETs da ilha do mel , é muito comum os jovens ver ET e outras coisas pela ilha , agora o Brasil sabe kkk”. Versão 4: “Atenção. O mistério das imagens misteriosas de Ets na Ilha do Mel no Paraná . Já descobriram a verdade?”.

A história foi rapidamente compartilhada nas redes sociais, em especial, no X (antigo Twitter) e no Tik Tok e deixou muita gente curiosa. Apesar disso, a história apresenta algumas das características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto.

A partir daí, separamos três perguntas para te responder se essa história é confiável ou não: 1) Qual é o contexto do suposto vídeo que mostra ETs de 3 metros na Ilha do Mel? 2) O vídeo mostra ETs de 3 metros na Ilha do Mel? 3) Há comprovação de algum ser extraterrestre que tenha sido encontrado no Brasil?

Checagem

Qual é o contexto do suposto vídeo que mostra ETs de 3 metros na Ilha do Mel?

As imagens foram gravadas por uma família de turistas de Brasília (DF), no dia 30 de dezembro de 2023, a partir das 16h34min, com um celular iPhone 13 Pro. Após o sucesso do vídeo, a mulher que fez a gravação explicou que estava com sua família e um grupo de pessoas no local, quando olharam para o morro e perceberam que havia algumas pessoas muito altas agindo de maneira estranha.

Foi aí que ela decidiu começar a gravar. Ela explicou que estava na região de Encantadas e não haveria passagem desse local para o morro gravado. Além disso, ela explicou que o vídeo foi compartilhado com as pessoas que estavam com sua família no local e ela não sabe quem compartilhou o vídeo até que as imagens viralizassem.

O vídeo mostra ETs de 3 metros na Ilha do Mel?

Não existe nenhuma prova ou indício sobre isso. Para começo de história, as pessoas que gravaram as imagens são turistas e não possuem grandes conhecimentos sobre a área. Além disso, a própria família que gravou o vídeo não afirma que se tratam de ETs. Isso ficou por conta da internet, que chegou até a transformar o caso em meme. A mulher que fez as imagens apenas afirmou que achou estranho o tamanho das pessoas ou seres.

Se isso não bastasse, algumas pessoas chegaram a fazer análises do vídeo e colocaram a história em xeque. O publicitário e diretor de arte Jorge Uesu Junior mostrou que existe um mirante no alto do Morro das Encantadas (o morro gravado no vídeo) e que é um destino bastante comum para turistas, que sobem no morro para poder ver um dos cartões-postais da ilha, a Gruta das Encantadas. Jorge Uesu Junior estima que o morro não teria mais do que 21 metros de altura, o que não seria tão alto assim. Além disso, ele destacou que o contra-luz e o zoom acabam distorcendo o formato do corpo humano.

o canal do YouTube Fábrica de Noobs destacou que a distância entre o Morro das Encantadas e o local da gravação é de cerca de 250 metros e, ao contrário do que disse a autora do vídeo, há sim uma trilha na Praia da Boia (onde estaria a família) até o Morro das Encantadas. A Fábrica de Noobs também descobriu, a partir de um mapa topográfico, que o Morro das Encantadas tem 10 metros e, logo, o ser que aparece nas imagens pode perfeitamente ser uma pessoa. O canal também destacou que seria possível calcular o tamanho do suposto ET, porém, a falta de dados e do vídeo original impossibilitam a conta. Por fim, ele ressalta que em uma das imagens é possível ver o suposto ET gravando o mar com um celular.

Há comprovação de algum ser extraterrestre que tenha sido encontrado no Brasil?

Não. Ao longo da história do Boatos.org já nos deparamos com inúmeras publicações que afirmavam que extraterrestres teriam sido avistados no Brasil (aqui, aqui e aqui). Porém, não existem provas. Em geral, apenas temos vídeos ou fotos de péssima qualidade que não conseguem provar nada. Além disso, algumas dessas histórias utilizaram edição de vídeo ou foto para criarem uma suposta invasão alienígena.

Conclusão

Boato sem comprovação 👎

Não existem indícios de que ETs foram gravados na Ilha do Mel (PR). Especialistas afirmam que o morro que aparece no vídeo é o Morro das Encantadas. A formação rochosa possui um mirante no topo e duas trilhas que levam até o local. Além disso, especialistas descobriram que o morro possui apenas 10 metros de altura. Se isso não bastasse, em uma das imagens é possível ver o suposto ET gravando o mar com um celular. Por fim, a distorção ocasionada pela luz e pelo zoom podem deformar a silhueta humana, levando a crer que se trata de outra coisa. Tudo isso indica que o ser que aparece nas gravações é uma pessoa e não um ET.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)