Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Etec Tereza Nunes e Etec Parque Belém vão fechar por falta de alunos #boato

Etec Tereza Nunes e Etec Parque Belém vão fechar por falta de alunos #boato

Boato – Em São Paulo, duas escolas técnicas correm o risco de serem fechadas por causa de falta de interesse por vagas. São a Etec Tereza Nunes e Etec Parque Belém.

As Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) são uma boa opção para quem anda pensativo sobre a carreira profissional. Além do ensino médio, elas também oferecem cursos técnicos integrados ao ensino médio que fornecem uma formação técnica e dão uma boa dimensão sobre os cursos de graduação.

Para conquistar uma vaga em uma Etec, os alunos precisam prestar o chamado Vestibulinho, que nada mais é do que um processo seletivo das instituições quando a procura pelas vagas acaba sendo maior do que o número de vagas disponíveis.

Entretanto, parece que essa situação tem mudado um pouco. Segundo publicações que andam circulando nas redes sociais, em São Paulo, a Etec Tereza Nunes (Artur Alvim) e a Etec Parque Belém correm o risco de fecharem as portas por falta de alunos. Confira:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Versão 1: “A Etec Tereza Nunes (Artur Alvim) oferece diversos cursos, dentre eles o de automação industrial. Estão abertas 40 vagas mas só tem 07 candidatos até o momento Se não tiver candidatos suficientes o curso será fechado, e seria cruel perder a oportunidade e aqueles equipamento incríveis. O curso de secretariado também está pendurado na corda bamba. Divulguem, por favorrrrr! Inscrições até 12/11”.

Versão 2: “DIVULGUEM URGENTE!!! A Etec Parque Belém que fica na Rua Ulisses Cruz, 85, atrás da Delegacia da Av Celso Garcia, é uma ESCOLA TÉCNICA PÚBLICA e GRATUITA. Até segunda-feira, dia 12 de novembro, 15h00 as inscrições estarão abertas para diversos cursos de Ensino Médio e Técnico. Um deles é o MTec em Química, Administração e Eventos. O aluno faz o Ensino Médio à tarde em 3 anos e sai com um técnico. Estão abertas 40 vagas, mas só tem 07 candidatos até o momento Se não tiver pelo menos 60 candidatos o curso será fechado. Seria cruel perder a oportunidade de estudar em uma Etec, com laboratórios e equipamentos incríveis. Se você encaminhar essa mensagem para os seus contatos, muita gente que tem filho terminando o Ensino Fundamental pode ter acesso a essa informação. Divulgue, por favorrrrr! Inscrições no site www.vestibulinhoetec.com.br Ainda dá tempo e o único pagamento é o da prova R$30,00 e pode pagar na lotérica. Vamos espalhar a notícia pra quem quer ter estudo de qualidade e GRATUITO!”.

Etec Tereza Nunes (Artur Alvim) e Etec Parque Belém vão fechar por falta de alunos?

A notícia deixou muita gente preocupada, principalmente pessoas com algum tipo de relação com as duas escolas. Mas será que as duas instituições correm algum risco por causa da falta de interesse nas vagas? Bem, a resposta é não e os detalhes você confere a seguir.

Vamos lá! Para começo de história, o caráter das mensagens segue aquele velho esquema de boatos online: alarmista, com erros de português, pedido de compartilhamentos e sem citar fontes confiáveis. Vale lembrar que, em 2016, a equipe do Boatos.org já desmentiu uma história que envolvia a Etec Martin Luther King. Na época, surgiram boatos de que a instituição fecharia as portas também por “falta de alunos”.

Além disso, a história não faz sentido algum. A única forma de saber o número de inscritos antes do fim do prazo de inscrições seria se a pessoa tivesse acesso a algum documento interno ou se realmente houvesse algum anúncio oficial. E também seria coincidência demais que duas unidades tivessem o mesmo número de vagas (40) e de inscritos (7) no mesmo dia.

Por fim, a própria Etec Tereza Nunes tratou de desmentir toda a informação. “Importante. Comunicamos que as notícias que estão circulando nas mídias sociais sobre os nossos cursos de Automação Industrial e Secretariado NÃO SÃO VERÍDICAS. Nenhum curso será fechado. A Direção”, diz o comunicado. Já a Etec do Parque Belém não se pronunciou, mas dada que as mensagens são similares, podemos acreditar que ela se encontra na mesma situação que a Etec Tereza Nunes.

Em resumo: a história que diz que a Etec Tereza Nunes e a Etec Parque Belém podem fechar as portas por falta de interesses em vagas é falsa! A história não faz o menor sentido e, em 2016, já desmentimos uma publicação muito parecida. Além disso, o pronunciamento da Etec Tereza Nunes não deixa dúvidas: trata-se de uma fake news. Sendo assim, não compartilhe! Até a próxima.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.