Boato – Em ameaça ao Brasil confirmada pela Abin, Estado Islâmico chama o país de ‘m…’.
Para quem pensa que as coisas não podem piorar, sempre podem, sentimos muito em informar. O cenário político está um caos, a economia estagnada, as pessoas se batem na rua por causa da cor da roupa. Mas, como se isso fosse pouco, tem mais, tem muito mais, e vindo de fora.
A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) confirmou nesta quarta-feira (14) que o Estado Islâmico ameaçou o Brasil. Conforme as notícias divulgadas em diversos portais e noticiários da grande mídia, a ameaça foi feita pelo Twitter, no perfil do mesmo indivíduo que anunciou os ataques a Paris dias antes de acontecer.
No tweet repassado em vários sites da grande mídia, o seguinte:
@maximeh_ Brasil, você é nosso próximo alvo, podemos atacar este país de m…[tradução livre]
Ancelmo Gois escreveu texto criticando Eduardo Paes? Checamos
A ameaça procede e foi confirmado pela Abin, como já mencionamos, mas a imprensa ‘comeu bronha’ em alguns pontos. Na pressa de dar a notícia de que fomos ameaçados, ou no pecado da desatenção, repassaram o perfil errado e uma frase que não é de todo verdadeira. Pelo menos nove sites de notícia (renomados) divulgaram o tweet acima, do perfil @maximeh,_ que é falso. Em contato com a Abin, a reportagem do Boatos.org apurou que o nome Maxime Hauchard aparece em vários perfis falsos, e a imprensa acabou repassando alguns deles como o correto.
No entanto, o perfil rastreado pela Abin e confirmado pela a agência a nossa reportagem é o @maxime_hauchard em que a ameaça foi feita, mas sem mencionar que o Brasil ‘ces pays de m… (é um país de m…).
Inclusive, o perfil verdadeiro com a ameaça de fato foi noticiado em um site francês em novembro do ano passado, mas até então não tinha gerado tanta repercussão.
Por fim e resumindo a história toda temos o seguinte:
– Houve de fato uma ameaça do Estado Islâmico em que se afirmava que o Brasil seria o próximo alvo. É bom ficar atento com isso, inclusive para as Olimpíadas.
– O perfil que a imprensa tem utilizado para ilustrar suas reportagens é falso, neste, a frase aparece maior e chamam o Brasil de “país de m…”
– Na pressa, tem se compartilhado uma informação meio certa, meio errada.