Escorpiões estão se escondendo em mexericas (tangerinas) que não têm o talo #boato

Boato – Atenção! Imagem mostra a nova ameaça ao ser humano. Escorpiões estão se escondendo em mexericas (ou tangerinas ou bergamotas) que não têm o talo.

No Rio Grande do Sul, bergamota (ou vergamota). Em outros estados, tangerina ou mexerica (depende do gosto do freguês). Em lugar nenhum, Robson (se você não entendeu, clique aqui). Seja lá a forma que a fruta é chamada, o fato é que, por causa de uma foto, um alerta está se espalhando na internet.

Após uma imagem de um escorpião dentro de uma mexerica (ou tangerina) ser publicada na internet, muita gente começou a alertar para o “grande risco” de se comprar frutos sem o talo. De acordo com as mensagens, escorpiões estão se escondendo dentro de mexericas para picar pessoas e acabar com a humanidade. Leia:

Versão 1: IMPORTANTE nao comprem mexerica sem o talo….escorpiões estão se escondendo dentro quando fica aberta. Versão 2: OLHEM ATÉ ONDE ESTA O PERIGO Escorpião…Cuidado!! Versão 3: IMPORTANTE não comprem mexerica sem o cabinho. escorpiões estão se escondendo dentro da fruta

Escorpiões estão se escondendo em mexericas (tangerinas) que não têm o talo?

As publicações renderam milhões de compartilhamentos e deram origem a outros conteúdos como, por exemplo, um áudio no “WhatsApp” e uma matéria em um site de notícias do interior da Bahia. Mas será mesmo que os escorpiões estão se escondendo em mexericas por aí? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo.

Este é um boato em dois níveis. O primeiro e mais fácil de desmentir é o que fala de uma situação generalizada de “escorpiões se escondendo na mexerica”. Isso não faz o mínimo sentido.

Para começar, um escorpião não consegue entrar por um “furo de uma mexerica”. Para “caber um escorpião”, o furo da mexerica teria que ser gigantesco. E aí temos outro problema: frutos que não são totalmente protegidos pela casca acabam impróprios para o consumo rapidamente.

Além disso, escorpiões (animais que se alimentam de outros inseto e gostam de ambientes úmidos e quentes) não se sentiriam atraídos a entrar e “morar” em uma tangerina. Por fim, mesmo se a foto retratasse um episódio real (um furo gigante com um escorpião que entrou por acidente), um caso isolado não pode generalizar um “novo problema”.

Viu que falamos “retratasse”. Pois é: porque a história parece ser mais um causo de pescador (ou dedetizador, se preferir) do que outra coisa. Além do que já foi citado, há mais alguns detalhes que deixam a história “mal contada”.

Não sei se você notou, mas o escorpião está morto dentro da mexerica. Isso aumenta a chance de ele ter sido colocado na fruta só para causar espanto (algo mais lógico do que ele ter entrado nela). Tese que se reforça por um detalhe final: além da imagem (que não diz nada), não há qualquer outro registro ou detalhe sobre o caso.

Resumindo: a história do escorpião é mais do que duvidosa e não deve ser levada a sério. Agora se tem uma coisa que não temos dúvida é que não há nenhuma “epidemia” de escorpiões entrando em mexericas. Se você esperava um “sabor mais picante” na fruta, pode diminuir a sua empolgação.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)