Escorpiões estão se escondendo em mexericas (tangerinas) que não têm o talo #boato

Boato – Atenção! Imagem mostra a nova ameaça ao ser humano. Escorpiões estão se escondendo em mexericas (ou tangerinas ou bergamotas) que não têm o talo.

No Rio Grande do Sul, bergamota (ou vergamota). Em outros estados, tangerina ou mexerica (depende do gosto do freguês). Em lugar nenhum, Robson (se você não entendeu, clique aqui). Seja lá a forma que a fruta é chamada, o fato é que, por causa de uma foto, um alerta está se espalhando na internet.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Receba as nossas atualizações no grupo do WhatsApp (só postagens do administrador, não se preocupem): http://bit.ly/2XrGSBD

Confira o nosso Instagram:

Instagram

Após uma imagem de um escorpião dentro de uma mexerica (ou tangerina) ser publicada na internet, muita gente começou a alertar para o “grande risco” de se comprar frutos sem o talo. De acordo com as mensagens, escorpiões estão se escondendo dentro de mexericas para picar pessoas e acabar com a humanidade. Leia:

Versão 1: IMPORTANTE nao comprem mexerica sem o talo….escorpiões estão se escondendo dentro quando fica aberta. Versão 2: OLHEM ATÉ ONDE ESTA O PERIGO Escorpião…Cuidado!! Versão 3: IMPORTANTE não comprem mexerica sem o cabinho. escorpiões estão se escondendo dentro da fruta

Escorpiões estão se escondendo em mexericas (tangerinas) que não têm o talo?

As publicações renderam milhões de compartilhamentos e deram origem a outros conteúdos como, por exemplo, um áudio no “WhatsApp” e uma matéria em um site de notícias do interior da Bahia. Mas será mesmo que os escorpiões estão se escondendo em mexericas por aí? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo.

Este é um boato em dois níveis. O primeiro e mais fácil de desmentir é o que fala de uma situação generalizada de “escorpiões se escondendo na mexerica”. Isso não faz o mínimo sentido.

Para começar, um escorpião não consegue entrar por um “furo de uma mexerica”. Para “caber um escorpião”, o furo da mexerica teria que ser gigantesco. E aí temos outro problema: frutos que não são totalmente protegidos pela casca acabam impróprios para o consumo rapidamente.

Além disso, escorpiões (animais que se alimentam de outros inseto e gostam de ambientes úmidos e quentes) não se sentiriam atraídos a entrar e “morar” em uma tangerina. Por fim, mesmo se a foto retratasse um episódio real (um furo gigante com um escorpião que entrou por acidente), um caso isolado não pode generalizar um “novo problema”.

Viu que falamos “retratasse”. Pois é: porque a história parece ser mais um causo de pescador (ou dedetizador, se preferir) do que outra coisa. Além do que já foi citado, há mais alguns detalhes que deixam a história “mal contada”.

Não sei se você notou, mas o escorpião está morto dentro da mexerica. Isso aumenta a chance de ele ter sido colocado na fruta só para causar espanto (algo mais lógico do que ele ter entrado nela). Tese que se reforça por um detalhe final: além da imagem (que não diz nada), não há qualquer outro registro ou detalhe sobre o caso.

Resumindo: a história do escorpião é mais do que duvidosa e não deve ser levada a sério. Agora se tem uma coisa que não temos dúvida é que não há nenhuma “epidemia” de escorpiões entrando em mexericas. Se você esperava um “sabor mais picante” na fruta, pode diminuir a sua empolgação.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)