Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > É falso que Eletrosul informou que vai cortar 52% da energia do Rio Grande do Sul

É falso que Eletrosul informou que vai cortar 52% da energia do Rio Grande do Sul

Eletrosul informou que haverá corte de energia no Rio Grande do Sul por causa de chuvas, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Haverá um corte de energia elétrica no Rio Grande do Sul por causa de alagamento em subestação da Eletrosul.

Análise

Um vídeo de uma subestação da Eletrosul alagada por causa das fortes chuvas no estado do Rio Grande do Sul está causando preocupações em muitas pessoas na internet. Em meio a isso, uma mensagem está causando mais preocupação ainda.

Textos que circulam junto com vídeos apontam que há um alerta para falta de energia elétrica no Rio Grande do Sul. A mensagem aponta, ainda, que se houver o desligamento, 52% do estado iria ficar sem energia elétrica. Leia e veja:

RIO GRANDE DO SUL ALERTA GERAL PARA POSSIVEL FALTA DE LUZ EM 52% DO RS A Eletrosul informa que a estação SE 525kV, de NOVA SANTA RITA, encontra-se alagada devido às enchentes no Rio Caí. A Eletrosul está acompanhando a elevação da água pelas câmeras. As empresas CEEE-T, CYMI e CTEEP confirmaram a situação. Está se avaliando o impacto do desligamento total da instalação. Se a Subestação for desligada, 52% do Rio Grande do Sul ficará sem energia elétrica.

Vídeo: é falso que médico favorável a Ivermectina ganhou prêmio de Melhor Cientista do mundo

Checagem

A mensagem circulou com força em redes sociais. Por isso, na parte da checagem do conteúdo, vamos responder a algumas questões sobre o assunto. A primeira é se é verdade que a subestação da Eletrosul foi alagada no Rio Grande do Sul. A segunda é se a empresa informou que haverá corte de energia no Rio Grande do Sul. A terceira é se há risco de corte de energia no estado.

É verdade que a subestação da Eletrosul foi alagada no Rio Grande do Sul?

Sim. O vídeo que está circulando na internet é de uma subestação localizada na cidade de Nova Santa Rita (na região Metropolitana de Porto Alegre) ficou completamente alagada por conta das fortes chuvas que resultaram no alagamento do rio Caí. Porém, este é o único elemento verdadeiro na mensagem.

A Eletrosul informou que haverá corte de energia no Rio Grande do Sul?

Não. Trata-se de uma informação falsa. A própria Eletrosul se manifestou em nota que o alagamento (mostrado em imagens do dia 20 de novembro) já foi escoado e que não há previsão de mudanças no funcionamento no fornecimento de energia elétrica. Leia:

Comunicado: Subestação Nova Santa Rita segue operando dentro dos patamares de segurança Desde a madrugada de terça-feira (21.11), não há registro de alagamento no pátio da Subestação Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul. O empreendimento segue operando normalmente dentro dos patamares de segurança.

A Subestação Nova Santa Rita, localizada na região Metropolitana de Porto Alegre, de propriedade da Eletrobras CGT Eletrosul, segue operando dentro dos patamares de segurança, a partir da gestão remota do Centro de Operação do Sistema Elétrico da companhia , em Florianópolis (SC), em consonância com os parâmetros, diretrizes técnicas e procedimentos de rede do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Em razão do transbordamento histórico do rio Caí, foi registrado alagamento do pátio da subestação na madrugada da última segunda-feira (20.11), sendo que na madrugada da terça-feira (21.11) a subestação já se encontrava em situação de não alagamento. A empresa monitora em tempo real a operação e manutenção dos equipamentos que não foram comprometidos.

Há, ainda, risco de corte de energia no estado?

Se levarmos em conta todos os fatos e a situação atual no estado, a resposta é não. É claro que seria muita soberba dizer que novas intempéries não poderia causar queda de energia (como na situação de São Paulo), mas não há um risco real (ao contrário do que apontam as mensagens).

Conclusão

Boato sem comprovação 👎

Não há qualquer comprovação de que haverá um corte de energia por parte da Eletrosul no estado do Rio Grande do Sul. Houve alagamento, mas de acordo com a própria companhia, já foi controlado.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)