Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Nova droga Strawberry Quick está sendo distribuída em escolas #boato

Nova droga Strawberry Quick está sendo distribuída em escolas #boato

Boato – Strawberry Quick está sendo distribuído a crianças em escolas.

O envolvimento de adolescentes com drogas, infelizmente, é uma situação cada vez mais corriqueira na América Latina. Em 2015, a própria Organização dos Estados Americanos (OEA) alertou para o “alto nível” de uso de drogas entre os adolescentes nas Américas.

E se a existência das drogas mais comuns, como maconha, cocaína, ecstasy e LSD, já deixa muitos pais de cabelo em pé, as novas drogas, então, prometem trazer ainda mais pânico. E esse é o caso de uma droga que, de acordo com um texto que circula online, lembra uma bala de morango.

Segundo uma postagem que anda circulando nas redes sociais, a Strawberry Quick está sendo distribuída em escolas no Brasil. O post ainda pede para que os pais fiquem alertas com a novidade. “Por favor, instrua seus filhos para não aceitarem doces de estranhos e mesmo de um amigo (que pode ter sido dado e acreditado que é doce) e dar ciência a um professor, diretor, Etc. Imediatamente”, diz o texto. Confira:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Nova droga nas escolas… Por favor, passe isto, mesmo que não tenha filhos na escola. Os pais deviam saber sobre esta droga. Esta é uma nova droga conhecida como ” Strawberry Quick”. Também cheira a morango e está a ser entregue às crianças nas escolas. Chamam-lhes morango rápido. As crianças ingerem pensando que é doce e podem ser levadas para o hospital em estado grave. Também tem sabor de chocolate, manteiga de amendoim, cola, cereja, uva e laranja. Por favor, instrua seus filhos para não aceitarem doces de estranhos e mesmo de um amigo (que pode ter sido dado e acreditado que é doce) e dar ciência a um professor, diretor, Etc. Imediatamente.

Nova droga Strawberry Quick está sendo distribuída em escolas?

O fato é que a equipe do Boatos.org já desmentiu várias histórias envolvendo a criação e distribuição de novas drogas em escolas. E, como já era de se esperar, a história da tal Strawberry Quick também não passa de boato. Você quer saber o motivo? Então, continua lendo.

Pra começo de história, o que se chama “nova droga”, na verdade, nem novidade é. Ao pesquisarmos sobre o assunto, descobrimos que a história circula em diversos países desde 2007. Isso mesmo, ela já está há mais de 10 anos na internet.

E a prova da idade fica por conta dos pedidos de “compartilhamento”. No final do texto das primeiras versões da história, havia um rodapé informando: “repasse esse e-mail”. E se você, caro/a internauta, nasceu no período áureo das redes sociais, vou te contar um segredo: antes da existência do Orkut e do Facebook, as pessoas usavam o e-mail para compartilharem histórias, vídeos, apresentações de slides e, claro, boatos.

E mesmo com um e-mail tão antigo circulando por aí, não houve sequer uma apreensão de Strawberry Quick em escolas do Brasil. Vale ressaltar que, ao contrário dos EUA, por exemplo, nem o Brasil e nem a América do Sul possuem um histórico grande de uso dessa categoria de droga.

E se no Brasil não houve registro de nenhuma apreensão de Strawberry Quick, o que dizer de outros países? Bom, muitos deles também negaram a apreensão e muito menos a existência da droga.

O Snopes, site que desmente “fake news” na gringa, conversou com diversas autoridades norte-americanas, que desmentiram a história de que traficantes estariam produzindo uma droga colorida e saborizada para distribuírem para crianças.

Nas Maldivas, a polícia local desmentiu até a existência do Strawberry Quick. Ela também afirmou que o texto que andou circulando pelas redes sociais de lá não tem fundamento.

E se você não se convenceu, a polícia da Nova Zelândia também desmentiu o fato. Em 2014, ela classificou a história como um “hoax” e até aconselhou as pessoas a excluírem a mensagem e contatarem a polícia em caso de dúvidas.

Sendo assim, com a quantidade de falta de casos e o fato de diversas autoridades mundo afora terem desmentido a história, já é mais do que suficiente para confirmar que essa postagem não passa de boato. E, portanto, não deve ser compartilhada. Até mais!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99432-5485.