Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Doação de 250 cadeiras de rodas de uma igreja no Centro de Convenções Rio Mar, na Barra (Rio) #boato

Doação de 250 cadeiras de rodas de uma igreja no Centro de Convenções Rio Mar, na Barra (Rio) #boato

Doação de 250 cadeiras de rodas de uma igreja no Centro de Convenções Rio Mar, na Barra (Rio), diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Igreja vai doar 250 cadeiras de rodas, no Centro de Convenções Rio Mar (na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro), entre 1 e 5 de novembro.

Em meio aos boatos sobre a pandemia, as vacinas contra a Covid-19 e informações falsas sobre políticos e a Justiça brasileira, um tipo de história que costuma causar muitos problemas começou a circular nas redes sociais: doações falsas.

Com isso, muitas pessoas ficaram esperançosas e acreditam que vão receber uma ajuda que não existe. De acordo com a informação, uma suposta ação de uma igreja, no Rio de Janeiro (RJ), vai distribuir cadeiras de rodas novas para crianças.

Segundo a história, uma igreja no Centro de Convenções Rio Mar, na Barra da Tijuca, estaria distribuindo 250 cadeiras de rodas. Ainda de acordo com a história, uma equipe que estará no local vai fazer todas as adaptações necessárias. Segundo a informação, as doações iriam de 1 a 5 de novembro de 2021. Confira:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Versão 1: “Ação de Igreja q está doando cadeiras de rodas novas para crianças, tem 200 cadeiras. Precisa levar a criança, tem uma equipe no local para fazer a adaptação da cadeira a cada necessidade.Vai de 1 à 5 novembro. Centro de Convenção Rio Mar- Barra da Tijuca”.

Versão 2: “Gente, eu não vou conseguir passar essa informação de outro jeito, porque, às vezes, as pessoas entram aqui no grupo e não veem mensagem e eu não vou conseguir passar essa informação individualmente pra todo mundo. Então, por favor, ouçam esse áudio, tá? A minha igreja, na Barra da Tijuca, tá distribuindo 250 cadeiras de rodas novas, tá? É uma ação que começou dia 1º e vai até o dia 5 de novembro. O local é no Centro de Convenções Rio Mar, na Barra da Tijuca, tá? Tem que levar a criança junto, porque são cadeiras adaptadas conforme a necessidade da criança. Vai ter uma equipe lá, especializada pra ver isso, tá? Então, gente, corre. Se vocês precisam de cadeira de rodas ou conhece alguém que precise, que uma criança precise, indica, fala. Vamo ajudar o próximo. Essa ação é a coisa mais linda do mundo. Eu queria tá muito lá como voluntária pra ajudar a receber todas as famílias, mas infelizmente eu não posso, porque o ***** é muito pequeno ainda. Mas gente, aproveita a oportunidade, sabe? É um presente do céu. É um presente do céu pra gente. E graças a Deus, a minha Igreja tem essa parceria com essa empresa americana e tá podendo realizar essa ação maravilhosa. Ontem foram distribuídas 25 cadeiras de rodas e eu vi os vídeos na internet. Nossa, é impossível não se emocionar com cada história. Então, vai lá, gente. Aproveita essa oportunidade. Boa sorte a todos!”.

Doação de 250 cadeiras de rodas de uma igreja no Centro de Convenções Rio Mar, na Barra (Rio)?

A informação foi rapidamente compartilhada nas redes sociais, em especial, no WhatsApp e animou quem precisa do aparelho. Apesar disso, a história não é real. A explicação fica por conta das informações falsas presentes no texto e de um desmentido do projeto que organiza as doações.

Ao olhar para a publicação, é possível observar que ela apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista, os erros ortográficos e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, infelizmente, esse tipo de fake news é bastante comum na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu diversas delas, como a que dizia que a Renner estaria doando produtos de beleza, porque vão fechar suas lojas físicas. Também a que indicava que o gerente de marketing da Amazon estaria oferecendo uma vaga de emprego pelo WhatsApp e, por fim, a que apontava que a Engemax Construtora teria divulgado uma lista de vagas para sua nova fábrica.

Ao analisar a mensagem, é possível perceber que algumas informações não parecem ser reais. A principal delas é que não existe um Centro de Convenções Rio Mar, na Barra da Tijuca. O que há é o Riocentro.

Foi aí que o nosso leitor Fabiano Cano entrou em ação. Além de nos enviar o áudio com a história falsa, ele checou toda a informação. Fabiano entrou em contato com o único Rio Mar (um hospital) que encontrou na Barra da Tijuca. Ao falar com os responsáveis, descobriu que se tratava de um hospital. Além disso, os próprios atendentes do lugar explicaram que estão recebendo inúmeras ligações sobre o assunto e pediram para desmentir a história.

Se isso não bastasse, tanto o Fabiano quanto a equipe do Boatos.org procuraram pelo projeto de doação de cadeiras de rodas. Descobrimos que, de fato, o projeto existe e é uma iniciativa do Instituto Atitude, ligado à Igreja Batista Atitude, no Rio de Janeiro (RJ).

Porém, a página do projeto indica que as vagas para as doações estão fechadas. Com o crescimento descontrolado da informação falsa, o Instituto Atitude escreveu um comunicado esclarecendo a situação. Na nota, o Instituto explicou que não há mais vagas para a ação e que todas as vagas foram preenchidas há mais de um mês.

Comunicado: Informamos que todas as vagas para recebimento de cadeiras de rodas já foram preenchidas. As pessoas foram cadastradas há mais de 1 mês e estão agendadas para serem atendidas durante toda essa semana. Não há mais possibilidade de agendamento e de recebimento de cadeiras nessa ação. Qualquer informação diferente dessa, não é verdadeira!

Em resumo: a história que diz que uma igreja estão doando cadeiras de rodas para crianças, no Centro de Convenções Rio Mar, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ), é falsa! Com a ajuda do nosso leitor Fabiano Cano, descobrimos que o único lugar chamado Rio Mar, na Barra da Tijuca, é um hospital e não tem nada a ver com a história. Além disso, o Centro de Convenções que existe na Barra é o Riocentro. O projeto de distribuição de cadeiras de rodas existe, mas o próprio Instituto que cuida da distribuição desmentiu a história. Eles afirmaram que não há mais vagas para participar dessa ação. Ou seja, a história não passa de balela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso