Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Vídeo de ônibus é de saída temporária de presos em Brasília, mas não tem relação com o carnaval

Vídeo de ônibus é de saída temporária de presos em Brasília, mas não tem relação com o carnaval

Detentos foram liberados em saidinha para curtir o carnaval em Brasília, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – Detentos foram liberados de ônibus para aproveitar o carnaval em Brasília.

Análise

A saída temporária de presos que atendem a alguns pré-requisitos é algo previsto em lei e cumprido por secretarias estaduais. Só que sempre que isso acontece, muitos protestos aparecem na internet. É o caso de um vídeo gravado em Brasília, no Distrito Federal.

No vídeo, diversas pessoas de roupas brancas saem de diversos ônibus. No vídeo, um narrador indignado aponta que se trataria da saída de carnaval e que o governo havia liberado os presos para curtir as festas na cidade. Assista ao vídeo e leia algumas das mensagens que estão viralizando na internet.

Versão 1: grave: mais de 1,8 mil presos são liberados em saidão de carnaval em Brasília. Versão 2: PRESIDIÁRIOS LIBERADOS PARA O CARNAVAL. São 10 ônibus lotados de detentos para o SAIDÃO de carnaval. Foram liberados na rodoviária do plano piloto, Brasília. E nos outros estados? Como deve estar sendo? Provavelmente igual. Versão 3: Saidão de carnaval, o que você acha???

@juarez.di.oliveirSaidão de carnaval, o que você acha???♬ som original – Juarez di Oliveira

Vídeo: é falso que médico favorável a Ivermectina ganhou prêmio de Melhor Cientista do mundo

Checagem

Para realizar a checagem do conteúdo, vamos trabalhar em cima das seguintes questões: 1) O vídeo que está circulando na internet mostra detentos saindo de um ônibus para saída temporária em Brasília? 2) É verdade que os presos foram liberados para uma saída de carnaval? 3) Os detentos beneficiados com a saída temporária poderão participar das festas de carnaval?

 O vídeo que está circulando na internet mostra detentos saindo de um ônibus para saída temporária em Brasília?

Sim. De fato, o vídeo retrata a liberação de presos que estão no presídio da Papuda (localizado no Distrito Federal) Porém, não se trata de uma saída para “aproveitar o carnaval” para uma saída temporária no dia 1° de fevereiro de 2024. 

É verdade que os presos foram liberados para uma saída de carnaval?

Como falamos, não. Conforme mostra o site do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), a primeira saída temporária de detentos no DF ocorre de 1° a 5 de fevereiro. As festividades de carnaval começam, oficialmente, apenas no dia 9 de fevereiro. Todos já devem estar recolhidos.

Os detentos beneficiados com a saída temporária poderão participar das festas de carnaval?

Como vocês viram, o período da saída temporária não abrange o carnaval. Apesar de o senso comum apontar o contrário, não é uma boa para o detento fugir do saidão.

Primeiro porque os detentos que não voltam da saída temporária são considerados foragidos e, após capturados, perdem o benefício. Segundo porque, normalmente, são presos que já estão em regime de progressão de pena. Ou seja: fugir (salvo por algum motivo maior) seria um retrocesso.

Até é possível que alguns dos que saíram em 1° de fevereiro não voltem para a prisão. Porém, os números do DF mostram que os índices de fuga são baixos: cerca de 1%.

Tem mais uma: mesmo durante a saída temporária, há algumas restrições aos detentos. Participar de festas é uma delas. Ou seja: nem que o benefício ocorresse na semana do carnaval, seria permitido “participar de festas”.

Vale, antes de encerrar, apontar que o governo federal não tem tanta responsabilidade nesta questão. Trata-se de uma regra que já vale desde antes (inclusive valeu no governo anterior) e que é gerida por estados.

Conclusão

Exagerado 🗣️

Ao contrário do que apontam os vídeos e mensagens que estão circulando na internet, o vídeo que está circulando na internet não é de uma saída de presos para curtir o Carnaval. Ou seja: vídeo real, mensagem falsa.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).