Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Vídeo de alerta da Defesa Civil sobre onda de calor não é de dezembro de 2023

Vídeo de alerta da Defesa Civil sobre onda de calor não é de dezembro de 2023

Defesa Civil alertou para nova onda de calor em dezembro de 2023, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – A Defesa Civil alertou, em vídeo, para uma nova onda de calor em dezembro de 2023.

Análise

Com a chegada do verão, muitas regiões do Brasil já estão de olho em uma possível alta das temperaturas (algo natural para a época do ano). Neste contexto, um vídeo da Defesa Civil Nacional está assustando algumas pessoas (principalmente, depois dos recordes de calor nos últimos meses).

No vídeo, há um alerta para uma onda de calor nos próximos dias em algumas (muitas) cidades do Brasil e dicas para enfrentar as altas temperaturas. Junto ao vídeo, há mensagens como “Atenção nova onda de calor;CUIDEN-SE! UTILIDADE PÚBLICA …”, “Nova onda de calor! Se cuide!” e “Fique atento às informações!”. Assista a uma das postagens:

Vídeo: é falso que médico favorável a Ivermectina ganhou prêmio de Melhor Cientista do mundo

Checagem

O vídeo está circulando com muita força na internet (principalmente, por conta de um detalhe que vamos falar mais para frente). Para esclarecer o caso, vamos responder às seguintes questões na parte da checagem: 1) É verdade que a Defesa Civil alertou sobre uma nova onda de calor no Brasil em dezembro de 2023? 2) Qual é o contexto do vídeo da Defesa Civil alertando sobre uma onda de calor no Brasil? 3) Qual é o erro no vídeo que vai fazer com que ele seja sempre utilizado em fake news?

É verdade que a Defesa Civil alertou sobre uma nova onda de calor no Brasil em dezembro de 2023?

Não é verdade. Ao buscar sobre a previsão do tempo nos próximos dias (estamos escrevendo este texto no dia 10 de dezembro de 2023), não há nenhum alerta discrepante sobre temperaturas muito acima do normal. Na realidade, o calor em dezembro na maior parte do Brasil é normal. Mesmo assim, não chegaremos próximo das temperaturas de novembro.

Nas páginas da Defesa Civil não há qualquer alerta sobre onda de calor no Brasil. Não bastasse isso, descobrimos que o vídeo que está circulando não é atual.

Qual é o contexto do vídeo da Defesa Civil alertando sobre uma onda de calor no Brasil?

Na realidade, o alerta da Defesa Civil sobre uma onda de calor no Brasil foi publicado em um vídeo no dia 14 de novembro de 2023. Na ocasião, diversas regiões alcançaram temperaturas recorde. Você pode ver o mesmo vídeo abaixo:

Qual é o erro no vídeo que vai fazer com que ele seja sempre utilizado em fake news?

Já em novembro, o vídeo começou a ser utilizado fora de contexto (como se fosse atual). Tanto que a Defesa Civil, conforme vocês podem ver abaixo, teve que desmentir que havia feito um alerta novo. Assista:

O grande problema do vídeo original, gravado em 14 de novembro, é a ausência da citação à data na qual a onda de calor ocorreria no Brasil. Não foi falado o dia em que o vídeo foi gravado e apenas foram citados “nos próximos cinco dias”. Infelizmente, em tempos de desinformação, esse é um erro que pode fazer o conteúdo ser utilizado periodicamente e ad eternum.

Conclusão

Fake news ❌

O vídeo que está circulando é de novembro de 2023. Ou seja: é falso que a Defesa Civil tenha feito um alerta para uma nova onda de calor no Brasil em dezembro deste ano. Até o momento, não há nenhum alerta neste sentido.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)