Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Daniella Marques, nova presidente da Caixa, tem 107 processos por fraude no INSS #boato

Daniella Marques, nova presidente da Caixa, tem 107 processos por fraude no INSS #boato

Daniella Marques, nova presidente da Caixa, tem 107 processos por fraude no INSS, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – A nova presidente da Caixa, Daniella Marques, responde por 107 processos relacionados à fraude na Previdência no INSS.

O Brasil vive tantas polêmicas em cima de polêmicas que o “escândalo do outro dia” já ficou velho. É o caso das denúncias de assédio sexual contra o ex-presidente da Caixa Pedro Guimarães. O assunto está tão esquecido que até nos surpreendemos pela nova que começou a circular por aí.

De acordo com mensagens publicadas em perfis contrários do presidente Jair Bolsonaro, a nova presidente da Caixa, Daniella Marques, teria uma longa ficha por fraude na Previdência do INSS. “Daniela Marques a nova presidente da Caixa tem 107 processos por fraude na Previdência do INSS Caixa CRAS Cadunico Auxílio Brasil”, diz a mensagem que circula por aí.

Daniella Marques, nova presidente da Caixa, tem 107 processos por fraude no INSS?

Não demorou para a história viralizar e se espalhar com todas as forças na internet. Só que, ao contrário do que apontam as mensagens, não há qualquer informação sobre a nova presidente da Caixa ter os tais 107 processos de fraude no INSS.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Uma análise sobre o conteúdo e uma rápida busca já desvendam a balela. A mensagem tem aquele “combo” clássico das fake news que circulam online. O texto é vago, extremamente alarmista e não cita qualquer fonte confiável que comprove a veracidade da informação. Por sinal, o texto consegue até errar o nome da nova presidente da Caixa. No texto está escrito “Daniela” com um “l” e o nome dela é “Daniella” com dois “l”.

Ao buscar pela história, chegamos ao veredicto. Não há nada sobre “107 processos” de Daniella Marques em fontes confiáveis. Por sinal, uma pessoa com essa quantidade de acusações não assumiria um cargo como a Presidência da Caixa. Vale apontar, ainda, que ela sequer atuou dentro do INSS para ter “processos”.

Em uma busca no Google, o máximo que achamos foi um link do site Jusbrasil com 107 processos envolvendo pessoas (atenção, no plural) com o nome Daniela Marques (atenção, apenas com um “l”). Nenhum deles é relacionado à nova presidente da Caixa.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Daniella Marques, nova presidente da Caixa, tem 107 processos de fraude no INSS. A história brotou em uma mensagem em redes sociais e não tem qualquer relação com a realidade.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso