Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > É falso que Correios e Globo lançaram campanha com Papai Noel gay no Brasil

É falso que Correios e Globo lançaram campanha com Papai Noel gay no Brasil

Correios e Globo lançaram campanha com Papai Noel gay no Brasil, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – Globo e Correios do Brasil lançaram um vídeo de uma campanha com o Papai Noel gay beijando outro homem.

  Análise

Em redes sociais como o Twitter e o TikTok, está circulando um vídeo de uma notícia lida pela Globo que fala sobre um “Papai Noel gay”. No vídeo, a jornalista que o apresenta diz que “Os Correios” lançaram a campanha em celebração ao fim de uma lei.

Junto ao vídeo, há mensagens apontam que a emissora e os Correios teriam lançado a versão de Papai Noel no Brasil. Há lamentações, xingamentos e outras coisas mais. Leia a transcrição do vídeo e algumas das mensagens que circulam online:

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

Transcrição: De Natal dos correios tá especial!  Nesse ano ela traz 1 Papai Noel gay.  É 1 celebração aos 50 anos do fim da lei  que proibia relações entre pessoas do mesmo sexo. Pra você ver a íntegra do vídeo é só baixar o aplicativo do g um  olha só,  a gente mostra. Aqui tem o vídeo completinho  e toda a história contando os bastidores. 

Versão 1: Globo ferrou até o Papai Noel. Agora colocaram o GAY. E o público que vai ver mesmo, além dos jumentos vão ser os filhos pequenos. Este é o método acontecendo…..e tem gente que acha legal e moderno. Moderno um caraaalhooo! Versão 2: A GLOBO LIXO ACABOU COM O PAPAI NOEL. ELE AGORA É GAY

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que a Globo e os Correios lançaram uma campanha com o “Papai Noel gay” no Brasil? 2) Qual a origem do vídeo que está circulando na internet? 3) É possível que haja uma campanha com o Papai Noel gay no Brasil neste ano?

É verdade que a Globo e os Correios lançaram uma campanha com o “Papai Noel gay” no Brasil?

Não é verdade. Para começar, a peça da Globo que está circulando na internet é do quadro g1 em 1 Minuto, que é apresentado durante a programação da emissora. O que a jornalista estava fazendo era falando sobre uma notícia e não sobre uma campanha da Globo. Além disso, o responsável pela campanha não era do Brasil.

Qual a origem do vídeo que está circulando na internet?

Na realidade, trata-se do relato de uma notícia referente aos correios da Noruega, em 2021. Na época, a empresa lançou a campanha no país em celebração à lei citada na matéria da Globo.

É possível que haja uma campanha com o Papai Noel gay no Brasil neste ano?

Não é impossível, mas é pouco provável. Dada a confusão e indignação de conservadores que tivemos com a propaganda na Noruega, é difícil que a empresa queira arrumar a tal confusão no Brasil.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que a Globo e os Correios do Brasil lançaram uma campanha com um Papai Noel gay. O vídeo que está circulando é de 2021 e é referente a uma campanha realizada pelos Correios da Noruega.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)