Corpo da policial feminina Juliane é encontrado carbonizado, mostram fotos #boato

Boato – Fotos mostram o corpo da policial feminina Juliane dos Santos Duarte. Imagens são de corpo da PM carbonizado.

Nos últimos dias, uma história tem chamado muito a atenção no noticiário policial: o desaparecimento da policial feminina Juliane dos Santos Duarte, que ocorreu no dia 1º de agosto. Juliane foi levada de um bar na cidade de São Paulo após ser identificada como policial. Dias depois, a moto dela foi encontrada e foi oferecida uma recompensa de R$ 50 mil para quem desse pistas do desaparecimento. No dia 6 de agosto, o corpo dela foi encontrado.

Em meio a toda essa história, um “caso alternativo” começou a circular na internet. Antes mesmo do corpo da PM ter sido localizado, fotos de um corpo carbonizado começaram a circular como se fossem de Juliane. Junto com as imagens que, obviamente, não serão mostradas aqui, circularam mensagens de indignação contra a violência no Brasil. Leia mensagens que circularam online:

Versão 1: POLICIAL MILITAR FEMININA DO ESTADO DE SÃO PAULO É ENCONTRADA CARBONIZADA – REPASSANDO. Esperamos a mesma repercussão e indignação da sociedade, ampla cobertura na mídia, pois é preciso preciso mobilização geral pra exigir do poder público maior rigor da lei penal. Até qdo seremos reféns da violência ?

Versão 2: Não sou de compartilhar imagens dessas abaixo mas dessa vez tenho que repassar. Olhem a que ponto chegamos!!! Será essa a nossa “Democracia”. Imagens da POL MIL FEM SP, que estava desaparecida.

Corpo da policial feminina Juliane foi encontrado carbonizado e fotos foram divulgadas?

A mensagem está se espalhando muito na internet e “servindo” para duas coisas: fazer com que uma imagem bizarra se espalhe por aí e exponha alguém e para reforçar a revolta das pessoas. Só há um detalhe: as fotos não são da policial. Vamos aos fatos.

Dois fatores são decisivos para a resolução do caso. O primeiro está nas informações do próprio caso Juliane. Enquanto as imagens (falsas) estavam circulando na web, a polícia encontrou o verdadeiro corpo da PM. Infelizmente, ela faleceu. Essa matéria aponta que o corpo foi encontrado com marcas de tiros dentro de um carro. Porém, não foi queimado.

O segundo ponto (e mais importante) que entrega a farsa está na real origem da foto. Ela é de um corpo de um homem encontrado na cidade de Mairiporã, na semana passada. De acordo com essa matéria do Estadão, o corpo foi encontrado carbonizado. O R7 aponta que que o homem foi morto por causa de um crime amoroso. Este outro site mostra a imagem (imagens fortes).

Resumindo: a história que aponta que a policial feminina Juliane dos Santos Duarte morreu carbonizada é falsa e as fotos que viralizaram não são dela. Apesar da morte (assim como tantas outras) ter sido trágica, a informação que circula online não procede.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)