Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Urgente: comboio do 61º Batalhão está indo para base de Santa Maria #boato

Urgente: comboio do 61º Batalhão está indo para base de Santa Maria #boato

Boato – Um comboio de 200 caminhões do 61º Batalhão de Infantaria da Selva está se deslocando para base de Santa Maria. O tranco será forte!

Mais do que nunca, as pessoas que defendem a volta dos militares ao poder têm emitido opinião. Na última semana, intervencionistas chegaram a levantar um banner de apoio ao general Mourão em frente ao Congresso (por sinal, há alguns boatos que merecem ser esclarecidos sobre o assunto). Em meio às manifestações, um texto começou a viralizar no WhatsApp.

O texto aponta que um comboio do 61º Batalhão de Infantaria de Selva estaria se deslocando para a base de Santa Maria (RS). O motivo seria se organizar porque “ a corda estourou”. No texto, é dito até que o general Eduardo Villas Bôas teria falado que “a paciência acabou e chegamos no limite”. Leia:

Print da notícia falsa que fala sobre combio do batalhão da selva indo para Santa Maria
Print da notícia falsa que fala sobre combio do batalhão da selva indo para Santa Maria

Urgente: comboio do 61º Batalhão está indo para base de Santa Maria?

O texto se espalhou, principalmente no WhatsApp, e deixou muita gente animada com a possível iminência da intervenção militar. Pois bem: temos um balde de água fria para quem ficou feliz. A história é falsa. Vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Quem não sabe, o 61º Batalhão de Infantaria da Selva fica em Cruzeiro do Sul (AC). Vamos racionar: se o Exército estivesse fazendo uma ação dessas para realizar uma intervenção, porque raios iria deslocar armamentos da região Norte para o sul do Brasil? Não seria mais fácil deslocar os armamentos de quarteis da região como, por exemplo, de Ponta Grossa (PR) ou mesmo de Santo Ângelo (RS)?

Outro ponto que derruba a tese é o posicionamento do comandante do Exército. O general Villas Bôas tem sido enfático que o papel do Exército é obedecer o Executivo e tem repelido qualquer manifestação de intervenção. Quando surgiu a polêmica após as declarações do general Mourão, o Exército tratou de reiterar que não planeja uma intervenção.

Por fim, o motivo mais forte. O tal texto circula na internet, no mínimo, há três meses. Achamos registros de julho de 2017 apontando que o batalhão de Cruzeiro do Sul (AC) estaria se deslocando para Santa Maria (RS). Como é possível ver, isso não aconteceu nem na época e nem agora. E, não, o comboio não está se deslocando desde junho. O Acre é longe do Rio Grande do Sul, mas nem tanto.

Resumindo: a história que aponta que “o tranco vai ser forte” que o pessoal do Acre está indo para o Rio Grande do Sul planejar a intervenção militar e que os generais falaram que “não dá mais” é falsa. É mais um (não o último) boato sobre militares na internet brasileira.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99432-5485.