Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Cobra sucuri de 13 metros e 400 kg é encontrada em Belo Monte #boato

Cobra sucuri de 13 metros e 400 kg é encontrada em Belo Monte #boato

Boato – Após detonação em obra da hidrelétrica de Belo Monte, cobra sucuri de 400 kg e 13 metros foi encontrada por moradores.

Nos últimos tempos, a equipe do Boatos.org tem falado bastante sobre histórias envolvendo animais e casos, no mínimo, bizarros (além de falsos). E pelo andar das notícias, parece que o mundo dos boatos já elegeu seu mascote favorito: as cobras.

Os animais peçonhentos causam bastante medo em muita gente, fazendo com que diversas histórias falsas acabem viralizando nas redes sociais. E, durante essa semana, a situação não foi nada diferente.

Nos últimos dias, por exemplo, uma publicação andou chamando a atenção dos internautas nas redes sociais. De acordo com a mensagem, uma sucuri de 400kg e 13 metros teria sido encontrada na hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, após a detonação de uma rocha. Confira:

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

“Essa enorme sucuri foi morta na detonação de rocha na obra da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu. Ela pesava 400 Kg, 13m de comprimento e quase 1m de diâmetro. Comia um boi inteiro”.

Cobra sucuri de 13 metros e 400 kg foi encontrada em Belo Monte?

As imagens são realmente impressionantes e mostram a cobra amarrada por cordas e correntes em cima de um caminhão. Em meio à euforia, o que pouca gente se perguntou é se essa história é realmente verdadeira. A resposta? Não!

Vamos aos fatos! As publicações sobre o caso seguem aquele velho roteiro de fake news na internet: são vagas (não diz quando o animal foi encontrado ou deu mais detalhes sobre a suposta detonação), (muito) alarmistas e não citam fontes confiáveis.

Vale dizer que boatos sobre cobras não são novidade no site Boatos.org. Esse tipo de história aparece com frequência por aqui. Exemplo disso são alguns dos casos já desmentidos pela equipe do Boatos.org, como uma história muito parecida com a de hoje: uma cobra gigante de 10 metros e 400kg encontrada na usina de Belo Monte, em 2016. Também o caso da cobra sucuri (anaconda) de 15 metros flagrada nadando no rio Xingu.

É importante destacar que, apesar de ser uma serpente grande e diversas histórias darem conta de que esse tipo de cobra pode engolir muitos animais (e até humanos), uma cobra sucuri não costuma atingir esse tamanho (10 metros). As maiores cobras dessa família, as sucuris-verdes, costumam medir, em seu ápice, 6 metros. Mas, geralmente, o tamanho desse tipo de serpente fica entre 3 e 4 metros de comprimento.

Resolvemos, então, buscar pelas imagens na internet e foi aí que descobrimos toda a farsa! O vídeo, na realidade, não tem nada a ver com a usina hidrelétrica de Belo Monte. Ele foi gravado no município de Sinop (MT), em 2016. A cobra, ao contrário do que diz a história, media “apenas” 7 metros e já estava morta quando foi encontrada.

Em resumo: a história que diz que uma cobra de 400 kg e 10 metros foi encontrada na hidrelétrica de Belo Monte é falsa! Histórias como essa são bem comuns no mundo dos boatos. Além disso, o vídeo não é recente. Ele foi gravado em 2016, em Sinop (MT), e não tem nada a ver com uma sucuri de 400 kg. A cobra, na realidade, media “apenas” 7 metros. Ou seja, pura balela. Não compartilhe!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.