Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > CEO da Fnac diz, em comunicado, que cansou do Brasil #boato

CEO da Fnac diz, em comunicado, que cansou do Brasil #boato

Boato – Comunicado do CEO da Fnac diz que loja vai sair do Brasil porque cansou dos impostos e do governo do país.

Logo no início de março de 2017, uma notícia surpreendeu muitos fãs da rede de lojas Fnac. Um comunicado da matriz da empresa francesa dava conta que as operações no Brasil seriam encerradas. Dias depois, a filial brasileira da loja anunciou que as operações seriam mantidas por aqui.

CEO da Fnac diz, em comunicado, que cansou do Brasil, diz boato
CEO da Fnac diz, em comunicado, que cansou do Brasil, diz boato

Em meio a esse “vai, não vai” da Fnac, um áudio começou a circular no WhatsApp. Ele dava conta que o CEO da empresa teria feito um comunicado duro em relação ao Brasil. Leia o texto que circula online:

Comunicado do CEO da Fnac. Por que cansaram do Brasil? Estão deixando uma operação bilionária pra trás…. ouça e faça girar! É a nossa realidade nua e crua. Sem mais! Vergonhoso.

O conteúdo do áudio é esse:

Comunicado do cara. A cadeia de lojas francesa FNAC, uma das maiores distribuidoras de eletrônicos, livros, Cds e Dvds do mundo, cansou de, em nome do governo brasileiro, extorquir seus clientes com os impostos escorchantes embutidos nos preços de seus produtos.

Cansou de pagar pela metade seus trabalhadores, depois de ter confiscado a outra metade a mando do governo brasileiro, para quem é obrigada a entregar a parte que restou retida.

O Brasil está cansando quem poupa, investe, produz, trabalha e comercia. Isso é um depoimento do cara da Fnac que tá saindo do país porque segundo ele não dá para ficar em um país com uma mão de obra pouco qualificada. 

CEO da Fnac disse, em comunicado, que cansou do Brasil?

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Não precisa nem falar que o áudio se espalhou rapidamente pelo aplicativo. Mas será mesmo que o CEO da Fnac falou em um comunicado que cansou do Brasil? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Na realidade não há muito o que falar. Fizemos uma busca na internet e achamos apenas um comunicado da Fnac: o que nega que a empresa vai sair do Brasil (a informação inicial surgiu em uma matéria da Agência France Presse e não conseguimos achar o comunicado em português). Não achamos nada de comunicados que falam em “cansou do país” ou coisas do tipo.

Em uma segunda busca, achamos a origem do texto. Trata-se de um artigo opinativo assinado por Roberto Rachewsky. No Facebook, ele mesmo apontou que o texto foi creditado erroneamente a alguém da Fnac em um vídeo criado na internet.

Resumindo: a história que aponta que a Fnac vai sair do Brasil ainda não está muito clarificada (vamos aguardar os próximos passos). Mas, com certeza, o texto que circula online não é do CEO da empresa.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores pelo WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.