Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Centro Kennedy tem cursos gratuitos (maquiagem, inglês, espanhol etc) para 2019 #boato

Centro Kennedy tem cursos gratuitos (maquiagem, inglês, espanhol etc) para 2019 #boato

Centro Kennedy tem cursos gratuitos (maquiagem, inglês, espanhol etc) para 2019, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em São Bernardo (SP), Centro Kennedy oferece cursos de maquiagem, inglês, espanhol e outros de forma gratuita para o ano de 2019. 

Nos dias de hoje, ter uma especialização é fundamental para conquistar uma boa vaga de emprego. Diversas empresas ofertam melhores salários e cargos mais altos a quem possui um aprofundamento na área escolhida.

Por conta disso, muitas pessoas recorrem a cursos rápidos ou de graduação para se especializarem na área pretendida e, com isso, conquistarem melhores empregos. Pensando nisso, muitas escolas técnicas ofertam cursos de forma gratuita à população.

E, de acordo com uma publicação que está circulando nas redes sociais, em São Bernardo (SP), o Centro Kennedy está ofertando cursos, como inglês, espanhol, maquiagem, informática e designer de sobrancelhas, se forma gratuita. Segundo as publicações, para realizar a matrícula, bastaria uma cópia dos documentos, comprovante de endereço e de renda e duas fotos 3×4. Confira:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Cursos gratuitos do Centro Kennedy 2019: – Maquiagem; – Designer de sobrancelhas; – Inglês; – Espanhol; – informática: Word, Excel, Power Point; – Danças; – Massagem, entre outros. matrículas no local. Será feita matrícula/rematrícula mediante XEROX de RG, CPF, COMPROV. ENDEREÇO, COMPROV. DE RENDA E 2 FOTOS 3X4. Av Rio de Janeiro 327 – São Bernardo. Fone: 3272.7224

Centro Kennedy tem cursos gratuitos (maquiagem, inglês, espanhol etc) para 2019?

A notícia deixou bastante gente animada, especialmente aqueles que estão em busca do primeiro emprego ou afastados há algum tempo do mercado de trabalho. A publicação original viralizou e fez com que muitas pessoas entrassem em contato com o Centro Kennedy. Mas será que essa história é real? A resposta é não!

Vamos aos fatos! Ao ler a mensagem, é possível percebe que ela apresenta algumas características de boatos online: é vaga, alarmista, possui erros de português e não cita fontes confiáveis (apenas o número da escola).

Vale ressaltar que esse tipo de publicação (oferta de cursos ou vagas de emprego distorcidas) é bastante comum em redes sociais. Infelizmente, grande parte delas não é verdadeira. A equipe do Boatos.org já desmentiu várias delas, como os casos das vagas da Engemax para a construção de uma rodovia, também os cursos gratuitos do Senai e Senac para quem compartilhar o link do site no WhatsApp e, por fim, as vagas de emprego do Senai que estaria contratando pessoas sem experiência.

Ao buscar por mais informações sobre o anúncio dos cursos gratuitos, percebemos que existem detalhes equivocados nessa história. Um exemplo é a falta do número de DDD (algo bastante comum nesse tipo de mensagem, que tem caráter vago, o que só ajuda a confundir ainda mais as pessoas). Mas a cereja do bolo veio do endereço disponibilizado no texto: ele não existe em São Bernardo (SP). Muito menos o Centro Kennedy fica por lá. A escola, na verdade, fica localizada em Campinas (SP).

Ao entrar na página do centro de ensino, é possível ver que os cursos disponíveis não são aqueles citados na mensagem. E, além disso, não há nenhuma menção ao anúncio que está circulando nas redes sociais. Por fim, o que o site indica é que os cursos são pagos.

Mas para esclarecermos de vez toda essa história, resolvemos entrar em contato com o Centro Kennedy em Campinas. Por telefone, a instituição informou que a oferta gratuita dos cursos citados, de fato, ocorreu (para ser exata, no início de 2019). Porém, atualmente, as turmas não possuem mais vagas. O próprio Centro Kennedy publicou uma nota de esclarecimento no Facebook sobre o assunto. Assista:

Em resumo: a história que diz que o Centro Kennedy tem cursos gratuitos (maquiagem, inglês, espanhol etc) para 2019 é falsa! Além da instituição de ensino não ficar localizada em São Bernardo (na verdade, ela se encontra em Campinas (SP)), os cursos oferecidos pela escola não são os mesmos divulgados pela publicação. Por fim, a escola informou que a oferta dos cursos gratuitos, na verdade, existiu, mas no início de 2019. Ou seja, tudo não passa de um fato que, atualmente, se tornou #boato. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2MKuog3